Artigos Científicos

Artigos Científicos publicados em Periódicos

ODININO, JULIANE DI PAULA QUEIROZ ; FLEURI, REINALDO MATIAS . Apresentação. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 19, p. 06-10, 2018.

FLEURI, R. M.; FLEURI, L. J. . Learning from Brazilian Indigenous Peoples: Towards a Decolonial Education. The Australian Journal of Indigenous Education, p. 1-11, 2017.

FLEURI, R. M.. Aprender com os povos indígenas. Revista de Educação Pública, v. 26, p. 277-294, 2017.

FLORIT, LUCIANO FÉLIX ; OLIVEIRA, LILIAN BLANCK DE ; FLEURI, REINALDO MATIAS ; WARTHA, RODRIGO . Índios do Vale Europeu. Justiça ambiental e território no Sul do Brasil. NOVOS CADERNOS NAEA, v. 19, p. 21-41, 2016.

FLEURI, R. M.. Reformas Curriculares: Como descontruir a subalternidade?. Revista Teias (UERJ. Online), v. 16, p. 99-117, 2015.

FLEURI, R. M.. Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desafios políticos e educacionais. Revista Série-Estudos, v. 37, p. 89-106, 2014.

FLEURI, R. M.. Pedagogias Populares: Freinet e Freire. Direcional Educador (Impresso), v. 10, p. 15-17, 2014.

FLEURI, R. M.. Sustentabilidade: desafios para a educação científica e tecnologica. Em Aberto, v. 27, p. 21-40, 2014.

FLEURI, R. M.. Apresentação – Sustentabililidade: desafios para a educação científica e tecnológica (organizador). Em Aberto, v. 27, p. 15-18, 2014.

FLEURI, R. M.; FERREIRA, V. L. . Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana. Revista Pedagógica. (Unochapecó. Impresso), v. 1, p. 122, 2012.

FLEURI, R. M.; SILVA, Mauricio Roberto da . Educação, Interculturalidade e tópicos especiais da produção do conhecimento em Educação. Revista Pedagógica (Unochapecó. Impresso), v. 28, p. 7-22, 2012.

FLEURI, R. M.. Apresentação: Educação Intercultural: decolonializar o poder e o saber, o ser e o viver. Visão Global, v. 15, p. 7-22, 2012.

GRIGOROV, S. K. ; FLEURI, R. M. . Ecopedagogy: educating for a new eco-social intercultural perspective. Visão Global, v. 15, p. 433-454, 2012.

COPPETE, M. C. ; FLEURI, R. M. ; STOLTZ, T. . A educação intercultural frente ao princípio constitucional da não discriminação: uma questão de direitos humanos. Visão Global, v. 15, p. 281-302, 2012.

COPPETE, M. C. ; FLEURI, R. M. ; STOLTZ, T. . Educação para a diversidade numa perspectiva intercultural. Revista Pedagógica (Unochapecó. Online), v. 14, p. 207-230, 2012

FIGUEIREDO, Clara de Freitas ; FLEURI, R. M. . ?Entrelugares? identificados numa experiência de intercâmbio universitário na Itália. Visão Global, v. 13, p. 157-166, 2010.

BARCELOS, V. H. L. ; FLEURI, R. M. . Antropofagia cultural brasileira e educação ambiental – a construção da reciprocidade antropofágica no Brasil a partir do contexto latino-americano.. Espaço Pedagógico, v. 17, p. 267-278, 2010.

ORÇO, C. L. ; FLEURI, R. M. . O processo educativo: cultura e identidade indígenas. Espaço Pedagógico, v. 17, p. 335-347, 2010.

VEGA, Pedro Marcote ; FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho ; ALVAREZ, Pedro Suárez ; FLEURI, R. M. . Educación Ambiental e Intercultural para la sostenibilidad: fundamentos y praxis. Utopía y Praxis Latinoamericana, v. 14, p. 25-41, 2009.

FLEURI, R. M.. A contribuição de Victor Valla ao pensamento da educação popular. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 14, p. 579-583, 2009.

FLEURI, R. M.. Rebeldia e democracia na escola. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 13, p. 470-482, 2008.

FLEURI, R. M.. Educación intercultural y epistemologia de la complejidad: implicaciones pedagógicas. Enfoque Social. Revista de Historia, Politica y Sociedad, v. 1, p. 67-89, 2007.

VEGA, Pedro Marcote ; FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho ; ALVAREZ, Pedro Suárez ; FLEURI, R. M. . Marco teórico y metodológico de educación ambiental e intercultural para un desarrollo sostenible. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 4, p. 539-554, 2007.

WEBER, Cátia ; FLEURI, R. M. . Povos indígenas, educação superior e interculturalidade: uma experiência entre as professoras Xokleng da Terra Indígena Ibirama, em Santa Catarina. Série-Estudos (UCDB), v. 22, p. 125-140, 2007.

FLEURI, R. M.. Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. Educação & Sociedade (Impresso), Florianópolis, v. 27, p. 495-520, 2006.

FLEURI, R. M.. Conversidade: Conhecimento construído na relação entre educação popular e universidade (2.ed.rev.ampl). Educação Brasileira, Brasilia, DF, v. 27, n.54, p. 11-67, 2005.

FLEURI, R. M.. Intercultura e educação (1.ed.portuguesa). Educação, Sociedade & Culturas, Porto, Portugal, v. 23, p. 91- 124, 2005.

FLEURI, R. M.. Desafios de uma política intercultural de educação: a perspectiva desenvolvida pelo Núcleo Mover (UFSC).Pedagogia (UNOESTE), São Miguel do Oeste/SC, v. 3, n.5, p. 07-40, 2004.

FLEURI, R. M.; SOUZA, M. I. P. . Educação no Limiar entre culturas. Marco Social (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 5, p. 28-34, 2003.

FLEURI, R. M.. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.23, p. 16-35, 2003.

FLEURI, R. M.. Educação Intercultural Gênero e Movimentos Sociais. Educar em Revista (Impresso), Curitiba, PR, v. espec., p. 121-136, 2003.

FLEURI, R. M.. Educação e Intercultura (2.ed.brasileira). Grifos (UNOESC), Chapecó, v. dossie, p. 17-47, 2003.

FLEURI, R. M.; SIEWERDT, M. J. . As mediações e a cultura: os estudos de recepção como alternativa pedagógica para a percepção das identidades e do outro. Reflexão e Ação (UNISC. Impr.), Santa Cruz do Sul, v. 10, n.2, p. 89-109, 2002.

FLEURI, R. M.. Educação Intercultural no Brasil: a perspectiva epistemológica da complexidade.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso), Brasília, v. 80, n.195, p. 277-289, 2001.

FLEURI, R. M.. Desafios à educação intercultural no Brasil. Educação, Sociedade & Culturas, Portugal, v. 16, n.16, p. 45- 62, 2001.

FLEURI, R. M.. Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo. Revista Brasileira de Educação (Impresso), Rio de Janeiro, v. 17, n.17, p. 115-126, 2001.

FLEURI, R. M.. Freinet: confrontation avec le pouvoir disciplinaire. Le Nouvel Educateur, Nantes, France, v. 134, n.134, p.30-34, 2001.

FLEURI, R. M.. Nord/Sud/Est/Ovest – Le Pedagogie Popolari Nel Mondo. Usi e Significati Contemporanei della Pratica di Célestin Freinet In Brasile (Versão Japonesa, A Partir da Versao Italiana). MULTILETTRE – RIDEF’98 JAPAN (FIMEM), Hanno, Japão, v. 20, n.77, p. 47-55, 1998.

FLEURI, R. M.. Para Além dos Processos de Sujeição Disciplinar. Educação Brasileira, Brasilia, v. 20, n.40, p. 125-134, 1998.

FLEURI, R. M.. Educação popular no Brasil: significados contemporâneos das propostas de Freire e Freinet. Educação Brasileira, Brasília, v. 20, n.41, p. 159-171, 1998.

FLEURI, R. M.. Nord/Sud/Est/Ovest – Le Pedagogie Popolari Nel Mondo. Usi e Significati Contemporanei Della Pratica Di Célestin Freinet In Brasile (Versao Italiana). MULTILETTRE – RIDEF ’98 (FIMEM), Hanno, Japão, v. Spcial, n.77, p. 56-64, 1998.

FLEURI, R. M.; HURTIG, C. . La Pédagogie Freinet: des Conceptions Différentes? Des Apporches Socio-Culturelles Différentes?. LE NOUVEL EDUCATEUR (ICEM), Nantes (França), n.93, p. 24-24, 1997.

FLEURI, R. M.. Para além dos processos de sujeição disciplinar. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, RS, v. 5, n.2, p. 89-96, 1997.

FLEURI, R. M.. Un’Educazione Antidisciplinare: la Dimensione AntiiIstituzionale della Proposta Pedagogica di Freinet. Cooperazione Educativa, Firenze (Italia), v. XLV, n.1, p. 17-20, 1996.

FLEURI, R. M.. Freinet: Confrontation avec le Pouvoir Disciplinaire (Versão Francesa). Revue Multilettre – Fragen und Versuche (FIMEM), Bremen (Alemanha) Jun, 96, v. 76, n.76, p. 44-49, 1996.

FLEURI, R. M.. Il Potenziale Educativo del Conflitto. Informazioni Per Una Pedagogia Popolare, Verona (Italia), v. 3, n.1, p. 5-11, 1996.

FLEURI, R. M.. Il Conflitto nella Realtà Educativa. Animazione Sociale, Torino (Italia)., v. XXVI, n.3, p. 81-85, 1996.

FLEURI, R. M.. Il Conflitto Nell’Educazione. Revista MOSAICO DI PACE, Molfata, Bari (Italia), v. 3, n.5, p. 6-12, 1996.

FLEURI, R. M.. Il Volo Dell’Ape. Informazioni Per Una Pedagogia Popolare, Verona, Itália, v. 11, n.11-12, p. 18-19, 1996.

FLEURI, R. M.; DEPASQUIS, P. . Entretien avec Reinaldo Fleuri. RIDEF 96 (GLEM), Lyon (França), v. 1, n.1, p. 25-27, 1996.

FLEURI, R. M.. Freinet: Konfrontation Mit Der Disziplinarmacht (Versão Alemã). Revue Multilettre Fragen Und Versuche Fimem, Bremen (Alemanha) jun. 96, v. 76, n.76, p. 50-51, 1996.

FLEURI, R. M.. Freinet: Confrontation With Disciplinary Power (Versão Inglesa). Revue Multilettre Fragen Und Versuche Fimem, Bremen (Alemanha) jun. 96, v. 76, n.76, p. 52-56, 1996.

FLEURI, R. M.. Produção de Conhecimento na Educação Popular: A Questão do Método. Contexto & Educação, Ijuí, RS(Brasil), v. 9, n.38, p. 85-104, 1995.

FLEURI, R. M.. O Início do Caminho não é o Fim da Picada!. Motrivivencia (UFS), Florianópolis, SC (Brasil)., v. 07, n.08, p.245-249, 1995.

FLEURI, R. M.. O Sentido Social da Filosofia. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), Uberlândia, MG (Brasil), v. 7, n.14, p. 167-177, 1993.

FLEURI, R. M.. Educação popular e a concepção de ser humano. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), Uberlândia, v. 7, n.13, p. 129-134, 1993.

FLEURI, R. M.. Interdisciplinaridade: meta ou mito?. Plural (Florianopolis), Florianópolis, v. 4, n.3, p. 54-60, 1993

FLEURI, R. M.. Contradições e perspectivas emergentes na extensão universitária em educação popular.. Contexto & Educação, Universidade de Ijuí, v. 5, n.20, p. 47-54, 1990.

FLEURI, R. M.. Educação popular na escola pública. Educação e Filosofia.  (UFU impresso). Educação e Filosofia. , v. 4. N.8. p. 159 – 162, 1990.

FLEURI, R. M.. A Escola que interessa à classe trabalhadora.. Educação Municipal, São Paulo, v. 2, n.4, p. 19-23, 1989.

FLEURI, R. M.. A Filosofia no Segundo Grau. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), Uberlândia, v. 4, n.7, p. 155-157, 1989.

FLEURI, R. M.. Extensão Universitária em Educação Popular. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), Uberlândia, v. 3, n.5-6, p. 59-73, 1989.

FLEURI, R. M.. Em busca de uma concepção dialética de filosofia. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), Uberlândia, v. 3,  n.5-6, p. 207-217, 1989.

FLEURI, R. M.. A proposta educacional metodista e a ideologia do Projeto Periferia da UNIMEP. Impulso (Piracicaba), Piracicaba, v. 3, n.5, p. 75-82, 1989.

FLEURI, R. M.. A escola que interessa à classe trabalhadora. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), Uberlândia, v. 4, n.7, p. 45-50, 1989.

FLEURI, R. M.. As diferentes faces da educação popular.. Educação Municipal, São Paulo, v. 1, n.2, p. 22-24, 1988.

FLEURI, R. M.. Nota: para quê ?. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), Uberlândia, v. 1, n.2, p. 99-104, 1987.

FLEURI, R. M.. Filosofar: para quê?. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), Uberlândia, v. 1, n.2, p. 85-90, 1987.

FLEURI, R. M.. Saber e poder na relação professor-aluno. Revista da Adufu, Uberlândia, v. 1, n.1, p. 18-20, 1986.

FLEURI, R. M.. Educar: para que?. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), Uberlândia, v. 1, n.1, p. 69-77, 1985.

FLEURI, R. M.. O educador e escola: como viabilizar a opção pelos pobres. Revista de Educação AEC (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-5280 Revista de Educação ANEC), São Paulo, v. 50, n.50, p. 36-39, 1983.

FLEURI, R. M.. O Ciclo Basico da PUCSP: uma proposta inovadora?. Veredas, São Paulo, v. 101, p. 225-228, 1982.

FLEURI, R. M.. Sintese da tese de Mestrado: Consciência crítica e universidade. Revista da APG (PUCSP), São Paulo, v. 49, n.97, p. 144-146, 1979.