Artigos em Eventos

Movimento Social Software Livre pela Inclusão Digital e Educação Popular

  1. FLEURI, Reinaldo M. FERREIRA, Viviane L. Movimento Social Software Livre pela Inclusão Digital e Educação Popular. In: Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, Salvador, 2011.
  2. COPPETE, M. C., WEBER, Cátia, NARDI, Ivanete, FLEURI, R. M. Educação para a diversidade e cidadania: novos desafios para a formação docente In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergência e Tensões no camplo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
  3. FLEURI, R. M. A produção das diferenças pela escola In: III Seminario de Educação – DEPA; V simpósio de Educação – CMCG, 2009, Campo Grande. III Seminário de Educação – DEPA; V Simpósio de Educação – CMCG: Apoio Pedagógico: uma prática em construção. Campo Grande: Life Editora, 2009. p.5 – 14
  4. BARCELOS, V. H. L., FLEURI, R. M. Antropofagia Cultural Brasileira e Educação Ambiental – a construção da reciprocidade antropofágica no Brasil a partir do contexto latino-americano In: XII Congresso da ARIC (‘Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 22
  5. ACORDI, L. O., FLEURI, R. M., REAL, Márcio Penna Corte. Comunicação de saberes: Questões para estudo sobre os elementos de formação na capoeira In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18
  6. FLEURI, R. M. Conferência de encerramento Temática: Interculturalidade: Conceitos e desafios In: II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR., 2009, Rolim de Moura. II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR. , 2009.
  7. FLEURI, R. M. Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 24
  8. FLEURI, R. M. Déconstruction de la soumission à l’école In: Il dialogo tra le reti interculturali: questioni e prospettive, 2008, Messina, Itália. Quaderni di Intercultura. Messina, Itália: UNIME, 2009. v.1. p.271 – 287
  9. FIGUEIREDO, Clara de Freitas, FLEURI, R. M. Desconstrução de Subalternidades e Idéias Anarquistas: possíveis convergências à caminho da insubordinação In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 22
  10. ORÇO, C. L., FLEURI, R. M. Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18
  11. REAL, Márcio Penna Corte, FLEURI, R. M. Interculturalidade, saber e poder no campo da capoeira In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis. Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 22
  12. FLEURI, R. M. L’histoire e l’organization de l’Association pour la Recherche Interculturelle (ARIC) In: Il dialogo tra le reti interculturali: questioni e prospettive, 2009, Messina, Itália. Quaderni di Intercultura. Messina, Itália: UNIME, 2008. v.1. p.50 – 53
  13. VASCONCELOS, Eymard Mourão de, TAVARES, M. T. G., FLEURI, R. M., ALGEBAILE, E. B., VALLA, V. V. A CONTRIBUIÇÃO DE VICTOR VALLA AO PENSAMENTO DA EDUCAÇÃO In: 30a. Reunião Anual da Anped, 2007, Caxambu.Portal da Anped. Rio de Janeiro: Anped, 2007. p.1 – 23
  14. VEGA, Pedro Marcote, FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho, ALVAREZ, Pedro Suárez, FLEURI, R. M. Contribución para la definición de un marco teórico y metodológico de la educación ambiental e intercultural para un desarrollo sostenible In: V Congresso Europeo CEISAL de latinoamericanistas, 2007, Bruxelas. CIENCIA, TÉCNICA Y MEDIO AMBIENTE. Bruxelas: CEISAL, 2007.
  15. ANNUNCIATO, Dráuzio Pezzoni, FLEURI, R. M. “Conhecer” nos limiares entre a guerra e a política: relações de confronto, poder e saber entre capoeiras no Brasil In: III Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e sustentabilidade, 2006, Florianópolis. III Seminário Internacional: Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade e I Colóquio da Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC) na América Latina. Florianópolis: www.rizoma3.ufsc.br, 2006. p.1 – 24
  16. AZIBEIRO, Nadir Esperança, FLEURI, R. M. Interculturalidade na educação popular e na formação de educador@s In: III Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e sustentabilidade, 2006, Florianópolis. III Seminário Internacional: Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade e I Colóquio da Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC) na América Latina. Florianópolis: www.rizoma3.ufsc.br, 2006. p.1 – 2
  17. FLEURI, R. M., FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho. O conceito de complexidade: uma contribuição para a formulação de principios epistemológicos da educação intercultural. In: III Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e sustentabilidade, 2006, Florianópolis. III Seminário Internacional: Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade e I Colóquio da Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC) na América Latina. Florianópolis: www.rizoma3.ufsc.br, 2006. p.1 – 43
  18. FLEURI, R. M., REAL, Márcio Penna Corte, ANNUNCIATO, Dráuzio Pezzoni Perspectivas epistemológicas e didático-pedagógicas emergentes no processo de formação de educadores de capoeira no Brasil In: III Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e sustentabilidade, 2006, Florianópolis. III Seminário Internacional: Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade e I Colóquio da Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC) na América Latina. Florianópolis: www.rizoma3.ufsc.br, 2006. p.1 – 24
  19. FLEURI, R. M., WEBER, Cátia. Professoras indígenas Xokleng: identidade étnica sob a perspectiva intercultural. In: Seminario Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianopolis., 2006.
  20. FLEURI, R. M., WEBER, Cátia, FIGUEIREDO, Clara de Freitas. Seminário de sensibilização ecológica na perspectiva intercultural em parceria com os professores indígenas da TI Ibirama In: V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville., 2006.
  21. FLEURI, R. M., WEBER, Cátia, NARDI, Ivanete. Do outro lado do espelho: a ressignificação dos conceitos de igualdade e diferença no campo da educação intercultural. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2005, Niteroi, 2005.
  22. FLEURI, R. M. Educação popular e saúde: perspectivas epistemológicas emergentes na formação de profissionais In: 28a. Reunião Anual da Anped, 2005, Caxambu, MG. 40 Anos de Pós-graduação em Educação no Brasil: Produção de conhecimentos, poderes e práticas.. Rio de Janeiro, RJ: Anped, 2005. p.1 – 15
  23. FLEURI, R. M. Interculture, éducation et mouvements sociaux au Brésil In: Xème Congrès de L’ARIC, 2005, Argélia.
    Recherche Interculturelle : Partage de cultures, partages de savoir. Argélia: Universitè d’Alger, 2005. p.1 – 15
  24. REAL, Márcio Penna Corte, FLEURI, R. M., TRAMONTE, Cristiana, ANNUNCIATO, Dráuzio Pezzoni Jogos de poder e disciplinamento no campo da capoeira: formação e atuação de educadores na perspectiva intercultural In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2005, Niterói. CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. , 2005. v.1.
  25. FLEURI, R. M., JOHANN, Morgana Dias. TelEduc: Ambiente Virtual de Aprendizagem como Ferramenta de Apoio à Formação de Educadores(as) Populares In: XV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005, Florianópolis. , 2005.
  26. FLEURI, R. M., JOHANN, Morgana Dias, GIWA, Gillian Travia, ACHCAR, Juliana. Traços de uma Experiência de Formação de Educador@s na Perspectiva Intercultural In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2005, Niteroi. , 2005.
  27. FLEURI, R. M., REAL, Márcio Penna Corte. Carnaval e capoeira: práticas de resistência cultural ou lazer espetacularizado no país do futebol In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul/ANPEd-Sul, 2004, Curitiba – PR. V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul/ANPEd-Sul. Curitiba: ANPEd- Sul, 2004. v.5.
  28. FLEURI, R. M. Conversidade In: Fulbright BraimStorms – Novas tendências no ensino superior, 2004, Lisboa. Novas tendências no ensino superior. Lisboa: Fulbright Commission, 2004. v.1. p.1 – 45
  29. FLEURI, R. M. Conversidade:conhecimento construído na relação entre educação popular e universidade In: 27a. Reunião Anual da ANPEd, 2004, Caxambu. Sociedade, Democracia e Educação: Qual universidade?. Rio de Janeiro: ANPEd, 2004. p.1 – 45
  30. FLEURI, R. M. Écoles et communautés et éducation interculturelle au Brésil : les apports de l’éducation populaire In: 72éme Congrés de L’ACFAS. La société des savoirs., 2004, Montreal. C-519 École, communautés, diversité (colloque). Sherbrooke: ACFAS – http://membres.lycos.fr/reseauimmigration/acceuil.htm, 2004. p.1 – 15
  31. FLEURI, R. M. Intercultura, educação e movimentos sociais: a perspectiva de pesquisas desenvolvida pelo Núcleo MOVER (UFSC) In: VI Colóquio sobre Questões Curriculares e II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares – Currículo: Pensar, Inventar, Diferir, 2004, Rio de Janeiro. Currículo: Pensar, Inventar, Diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. v.2. p.1-15 –
  32. FLEURI, R. M. L’éducation à la citoyenneté dans la perspective interculturelle au Brésil In: Éducation à la citoyenneté et diversité culturelle, 2004, Angers. L’éducation à la citoyenneté au défi des cultures communautaires. Angers: Université Catholique de L’Ouest, 2004. p.1 – 20
  33. FLEURI, R. M. O desafio dialógico nas relações interculturais In: VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: Caminhando para uma cidadania multicultural, 2004, Porto.VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: Caminhando para uma cidadania multicultural. Porto (Portugal): Universidade do Porto, 2004. p.1 – 20
  34. FLEURI, R. M. A questão da diferença na educação: para além da diversidade In: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2003, Caxambu. 25a. Reunião Anual da Anped. Rio de Janeiro: Anped, 2003. p.1 – 27
  35. REAL, Márcio Penna Corte, FLEURI, R. M. Da Intercultura ao diálogo com os professores de capoeira: uma possibilidade investigação-ação? In: VIII ESCOLA DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO ESCOLAR, 2003, Camboriu. , 2003.
  36. FLEURI, R. M. Discurso de abertura – II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais In: II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais, 2003, Florianópolis, SC, Brasil.Identidade, diferença, mediações. Florianópolis: UFSC – Rizoma, 2003.
  37. FLEURI, R. M. Intecultura y educación In: II Taller Internacional de Interculturalidad, 2003, Santiago. II Taller Internacional de Interculturalidad. Santiago: Universidad de Chile, 2003. v.1. p.1 – 21
  38. FLEURI, R. M. Um percurso de cooperação educativa intercultural: a experiência de Casa Laboratório como decolagem para uma abordagem metodológica da educação popular In: 26a. Reunião Anual da ANPEd, 2003, Poços de Caldas. Novo Governo. Novas Políticas?. Rio de Janeiro: Portal da Anped – http://www.anped.org.br/26/outrostextos/mc06reinaldomatiasfleuri.doc, 2003. v.1. p.1 – 24
  39. FLEURI, R. M., BITENCOURT, Silvana Maria, SCHUCMAM, Lia Vainer. A questão da diferença na educação: para além da diversidade In: 25a. Reunião Anual da ANPEd – Educação: manifestos, lutas e utopias, 2002, Caxambu, MG. Portal da ANPEd. 25a. Reunião Anual da ANPEd. Textos das Sessões Especiais. Rio de Janeiro: ANPEd, 2002. p.1 – 25
  40. FLEURI, R. M. Educação Intercultural: a construção da identidade e da diferença nos movimentos sociais In: V Colóquio Sobre Questôes Curriculares e I Colóquio Luso-Brasileiro, 2002, Braga. Curriculo e Produção de Identidades. Braga: Universidade do Minho. Masterdata., 2002. v.CD. p.1 – 15
  41. FLEURI, R. M., SOUZA, M. I. P. Entre limites e limiares de culturas: educação na perspectiva intercultural In: XI ENDIPE, 2002, Goiânia. Igualdade e diversidade na educação. Goiânia: Multipolo, 2002.
  42. FLEURI, R. M. Sueño que se sueña juntos es realidad! Consideraciones en torno a la construcción de la escuela democrática y popular en el escenario educativo de Río Grande do Sul (Brasil) In: Primer Encuentro Nacional del Espacio Freire: EDUCAR: resistencia o creación., 2002, Buenos Aires. Primer Encuentro Nacional del Espacio Freire: EDUCAR: resistencia o creación.. Buenos Aires: Centro Nueva Tierra, 2002. p.1 – 15
  43. FLEURI, R. M., GRANDO, Beleni Salete, SAYÃO, D. T., TOMAZZETTI, C. M. Corpo: gênero e etnia na formação do professor In: 8o. Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 2000, Lisboa. Desporto, Educação & Saúde – Resumos. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2000. p.253 – 254
  44. FLEURI, R. M. Desafios à educação intercultural no Brasil: Culturas diferentes podem conversar entre si? In: III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2000, Porto Alegre. III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – Anais. Porto Alegre: UFRGS-ANPEd – CD rom, 2000. p.1 – 15
  45. FLEURI, R. M. Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: olhares, conexões e problematizaçào a partir da educação popular In: 23a. Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambu. 23a. Reunião Anual da ANPEd – (Home page ANPEd). internet: ANPEd, 2000. p.01 – 15
  46. FLEURI, R. M., TUMOLO, P. S. The meanings of work in the capitalist world. In: 23rd RIDEF 2000, Austria., 2000, Viena. RIDEF 2000 – The new multiletre nº 2.. Viena: FIMEM – Federação Internacional de Movimentos de Escolas Modernas, 2000. v.01. p.57 – 68
  47. FLEURI, R. M. Currículo e Relações Multiculturais na Perspectiva da Educação Intercultural (36) In: I Congresso Nacional de Reorientação Curricular, 1999, Blumenau, SC,. Anais. Blumenau: FURB, 1999. v.1. p.124 – 127
  48. FLEURI, R. M. Travessia: questões e perspectivas emergentes na pesquisa em Educação Popular In: 22a. Reunião Anual da ANPED, 1999, Caxambu. Diversidade e desigualdade: desafios para a educação na fronteira do século (CD-ROM). Caxambu: ANPEd, 1999. v.1.
  49. FLEURI, R. M. Educação Popular no Brasil: Significados Contemporâneos das Propostas de Freire e Freinet. In: Seminário de Educação Popular na Universidade de Saitama (Japão), 1998, Urawa, Saitama,. Na terra do sol nascente (Florianópolis: MOVER). Florianópolis: Mover, 1998. p.11 – 17
  50. FLEURI, R. M. L’Educazione Interculturale: Appunti Sulle Strategie Emergenti In: SISTEMA SCOLASTICO: pluralismo culturale e processi di globalizzazione economica e tecnologica, 1997, Courmayeur. Atti del Seminario. Courmayeur (Itália): CNPDS, 1997. p.77 – 81
  51. FLEURI, R. M. Il Filo dell’Aquilone: L’esperienza di Casa-Laboratório (Florianópolis, 1990) In: Seminário Cooperazione Educativa Interculturale, 1996, Bolonha. COOPERAZIONE EDUCATIVA INTERCULTURALE Brasile – Italia: Progetti e Percorsi (Dossier II). Bolonha (Itália): CD/LEI, 1996. v.1. p.17 – 34
  52. FLEURI, R. M. Un Percorso di Cooperazione Educativa Interculturale: Appunti e Appuntamenti In: Seminario Cooperazione Educativa Interculturale, 1996, Bolonha. Cooperazione educativa interculturale Brasile-Italia: progetti e percorsi (Dossier I). Bolonha (Itália): CD/LEI, 1996. v.1. p.4 – 15
  53. FLEURI, R. M. Bases teóricas e políticas da pesquisa e extensão em Educação In: Formação do educador no terceiro grau – A contribuição dos Agentes Responsáveis pela Formação do Educador e seu compromisso com a Educação Brasileira, 1992, Florianópolis. Cadernos do CED – A contribuição dos Agentes Responsáveis pela Formação do Educador e seu compromisso com a Educação Brasileiria. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 1992. v.18. p.75 – 77