Capítulos de Livros

1. FLEURI, R. M. Desafios epistemológicos emergentes na relaçao Intercultural In: Diversidad, interculturalidad y educación en Brasil y en Paraguay. Problemas, experiencias y realidades ed.Asunción : CEADUC, 2010, p. 157-172.
2. FLEURI, R. M. Desafios epistemológicos emergentes na relação intercultural (2.ed) In: Dilemas e Diálogos Platinos – Relações e práticas socioculturais ed.Dourados : Editora UFGD, 2010, v.2, p. 201-214.
3. FLEURI, R. M., AZIBEIRO, Nadir Esperança. Paradigmas interculturais emergentes na educação popular In: Diálogos Cotidianos ed.Petropolis/Rio de Janeiro : DP et Alii / FAPERJ, 2010, v.1, p. 275-296.
4. FLEURI, R. M., FALCÃO, José Luis Cirqueira, REAL, Márcio Penna Corte, SILVA, Bruno Emmanuel Santos da, BRITO, V. A., ANNUNCIATO, Dráuzio Pezzoni, STOTZ, E. N., NARDI, Ivanete, ACORDI, L. O., LEITE, L. F. A., OLIVEIRA, M. D., SAVENHAGO, D. C. Capitulo VI – A Experiência do “PERI-Capoeira”: curso de formação de educadores populares de capoeira na perspectiva intercultural. In: Práticas Corporais no Contexto contemporâneo: (in) Tensas Experiências ed.Florianópolis : Copiart, 2009, p. 205-268.
5. FLEURI, R. M. Complexidade e interculturalidade: desafios emergentes para a formação de educadores em processos inclusivos In: Tornar a educação inclusiva ed.Brasilia : UNESCO/ANPEd, 2009, v.1, p. 65-88.
6. FLEURI, R. M. Conversidade: extensão universitária e movimentos sociais In: O popular e a educação: movimentos sociais, políticas públicas e desenvolvimento. ed.Ijuí : Unijuí, 2009, p. 85-130.
7. FLEURI, R. M. Desconstruir o autoritarismo: descolonizar o saber e o poder In: Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido ed.São Paulo : Editora e Livraria Institto Paulo Freire: Editora Esfera, 2009, v.1, p. 171-181.
8. FLEURI, R. M. Educação intercultural e irrupção das diferenças (2.ed) In: Globalização, interculturalidade e currículo na cena escolar ed.Campinas, SP : Alínea, 2009, p. 101-112.
9. FLEURI, R. M., AZIBEIRO, Nadir Esperança, COPPETE, M. C. Pesquisas Interculturais: Descolonizar o Saber, o Poder, o Ser e o Viver In: Culturas e diversidade religiosa na América Latina: pesquisas e perspectivas pedagógicas ed.Blumenau; São Leopoldo : EDIFURB; Nova Harmonia, 2009, p. 30-46.
10. FLEURI, R. M. Can rebelliousness bear democracy? In: Doing Democracy ed.New York : Peter Lang Publishing, 2008, v.1, p. 103-117.
11. FLEURI, R. M. Encontros para descolonizar o saber e o poder In: 40 olhares sobre 40 anos da Pedagogia do Oprimido.1 ed.São Paulo : Editora e Livraria Instituto Paulo Freire – Ed,L, 2008, v.1, p. 21-23.
12. FLEURI, R. M. Relações dialógicas e interculturais na Escola In: Ciclo de Leituras Paulo Freire.1 ed.Londrina : Humanidades, 2007, v.1, p. 17-25.
13. FLEURI, R. M. Formação de profissionais da saúde: reflexões a partir de vivências estudantis In: Perplexidade na Universidade: vivências nos cursos de saúde.1 ed.São Paulo : Hucitec, 2006, v.1, p. 231-264.
14. FLEURI, R. M. Intercultura, Educação e Movimentos Sociais: a perspectiva de Pesquisas desenvolvidas pelo núcleo Mover (UFSC) – 2.ed. In: Cultura e Política de Currículo.1 ed.Araraquara, SP : Junqueira&Marin, 2006, v.1, p. 11-34.
15. FLEURI, R. M. L’interculturel métissé au Brésil In: École et citoyenneté : un défi multiculturel.1 ed.Paris : Armand Colin, 2006, v.1, p. 99-114.
16. FLEURI, R. M. Tolerância e educação intercultural In: Sobre Filosofia e Educação: racionalidade e tolerância.01 ed.Passo Fundo : Ed. Universidade de Passo Fundo, 2006, v.01, p. 302-311.
17. FLEURI, R. M. Um percurso de cooperação educativa intercultural: a experiência de Casa Laboratório como decolagem para uma abordagem metodológica da educação popular In: Paulo Freire na História da Educação do Tempo Presente ed.Porto : Afrontamento, 2006, p. 101-123.
18. FLEURI, R. M. Educação Intercultural e a irrupção das diferenças In: Políticas e Práticas Curriculares: impasses, tendências e perspectivas.1 ed.João Pessoa, PB : Idéia, 2005, v.1, p. 139-150.
19. FLEURI, R. M. Intercultura, educação e movimentos sociais: a perspectiva de pesquisas desenvolvida pelo Núcleo Mover (UFSC) In: Cotidiano; diálogo sobre diálogos.1 ed.Rio de Janeiro : DP&A, 2005, v.1, p. 163-185.
20. FLEURI, R. M. Curriculo e Intercultura In: Curriculo e contemporaneidade: Questões emergentes.1 ed.Campinas, SP : Alínea, 2004, p. 89-102.
21. FLEURI, R. M. Intercultura y Educación (2.ed.espanhola) In: Cuestión étnica, culturas, construcción de identidades ed.Mexico : El Caracol, 2004, v.01, p. 139-174.
22. FLEURI, R. M. La construction de l’école démocratique et populaire dans le scénario éducationnel de Rio Grande do Sul (Brésil). In: Quelle formation pour l’éducation à la citoyenneté?.1 ed.Quebec (Canadá) : Presses de l’Université Laval, 2004, v.1, p. 155-177.
23. FLEURI, R. M., SOUZA, M. I. P.Entre limites e limiares de culturas: educação na perspectiva intercultural In: Educação Intercultural: mediações necessárias ed.Rio de Janeiro : DP&A, 2003, p. 53-84.
24. FLEURI, R. M. Interdisciplinaridade: meta ou mito? In: Lecciones de Paulo Freire. Cruzando Fronteras: experiencias que se completan ed.Buenos Aires : CLACSO, 2003, p. 115-130.
25. SIEWERDT, M. J., FLEURI, R. M. Mídia e mediações culturais na escola In: Educação intercultural: mediações necessárias ed.Rio de Janeiro : DP&A, 2003, p. 125-149.
26. FLEURI, R. M. Cultura: uma categoria plural In: Intercultura: estudos emergentes.1 ed.Ijuí : Unijuí, 2002, v.1, p. 7-17.
27. FLEURI, R. M. Desafios à educação Intercultural no Brasil In: Intercultura: Estudos emergentes.1 ed.Ijuí : Unijuí, 2002, v.1, p. 128-150.
28. FLEURI, R. M. Sonho que se sonha junto é realidade! Considerações em Torno da Construção da Escola Democrática e Popular In: Educação e Grupos Populares.1 ed.Campinas, SP : Alínea, 2002, p. 25-44.
29. FLEURI, R. M. A reciprocidade de olhares entre diferentes culturas: Implicações para a construção da identidade pessoal e do pertencimento coletivo. In: Uma pesquisa sociopoética.01 ed.Florianópolis : Centro de Ciências da Educação da UFSC – Núcleo de Publicações, 2001, p. 101-107.
30. FLEURI, R. M. Apresentação: Uma pesquisa sociopoética. In: Apresentação: Uma pesquisa sóciopoética..01 ed.Florianópolis : Centro de Ciências da Educação da UFSC – Núcleo de Publicações., 2001, p. 07-12.
31. FLEURI, R. M. Multiculturalismo e interculturalismo nos processo educacionais In: Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa ed.Rio de Janeiro : DP&A, 2000, v.1, p. 67-81.
32. FLEURI, R. M. Educação popular e complexidade: novos olhares, novas questões In: A dúvida e a promessa: Educação popular em tempos difíceis.1 ed.Recife : NUPEP, 1999, p. 145-164.
33. FLEURI, R. M. Educação Intercultural: Desafios Emergentes Na Perspectiva dos Movimentos Sociais In: INTERCULTURA E MOVIMENTOS SOCIAIS ed.Florianópolis : NUP/MOVER/UFSC, 1998, p. 45-54.
34. FLEURI, R. M. Educação Intercultural e Movimentos Sociais: Considerações Introdutórias In: INTERCULTURA E MOVIMENTOS SOCIAIS ed.Florianópolis : NUP/MOVER/UFSC, 1998, p. 09-27.
35. FLEURI, R. M. Educação Popular e Complexidade In: Educação popular hoje ed.São Paulo : Loyola, 1998, p. 99-122.
36. FLEURI, R. M., FALTERI, P. Limite e Limiar In: Culturas em Relação ed.Florianópolis : NUP/MOVER/UFSC, 1998, p. 11-13.
37. FLEURI, R. M., FALTERI, P. Rizoma – Educação Intercultural: Linhas de um Percurso de Cooperação Científica In: CULTURAS EM RELAÇÃO ed.Florianópolis : NUP/MOVER/UFSC, 1998, p. 15-18.
38. FLEURI, R. M. Al Ritorno, Nuovi Sguardi In: Il Brasile è un’aquilone ed.Roma, Itália : Movimento di Cooperazione Educativa, 1997, p. 117-125.
39. FLEURI, R. M. Mediazione Didattica, Mediazione Interculturale: Il Conflitto nella Realtà Educativa In: Nuovi compagni di banco ed.Città di Castello (Itália) : GESP, IRRSAE dell’Umbria, 1997, p. 177-184.
40. FLEURI, R. M. Diálogo e Praxis In: PAULO FREIRE: uma biobibliografia ed.São Paulo : Cortez, IPF, UNESCO, 1996, p. 604-605.
41. FLEURI, R. M. Freinet: Confronto com o Poder Disciplinar In: PEDAGOGIA FREINET: teoria e prática ed.Campinas, SP : Papirus, 1996, p. 195-207.
42. FLEURI, R. M. A Decolagem In: EDUCAÇÃO: tramas e temas ed.Florianópolis : NUP/CED/UFSC, 1995, p. 115-131.
43. FLEURI, R. M. Relações de Saber-Poder na Educação: Disciplinamento e Resistência In: O SUJEITO EM QUESTÃO ed.Florianópolis : NUP/CED/UFSC, 1994, p. 51-59.
44. FLEURI, R. M. Histórico do I Fórum Nacional de Educação Popular In: Educação Popular: Experiências e Reflexões ed.Piracicaba : UNIMEP, 1985, v.2, p. 5-8.
45. FLEURI, R. M.Universidade e educação popular In: Educação Popular: experiências e reflexões ed.Piracicaba : UNIMEP, 1984, v.1, p. 5-21.