Capítulos de Livros

FLEURI, Reinaldo Matias; SOUZA, Tiago Zanquêta de.  EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. In: GATTI, Giseli Cristina do Vale; SOUZA, Tiago Zanquêta de. (Org.). Educação, ciência e a (re)invenção dos possíveis. Tradução: . 1 ed. v. 1, Uberaba: Editora Universitária Mário Palmério, 2023. cap. 4. p. 71-87, ISBN: 978-65-6020-034-0.

SILVA, Maria das Garças da et al.  VOCI DAL BRASILE: UNO SGUARDO FREIRIANO SULL’IMPATTO DELLA PANDEMIA NELLE COMUNITÀ RURALI E FLUVIALI DELL’AMAZZONIA. In: RIDOLFI, Carlo. (Org.). Paulo Freire, educare alla partecipazione. Praticare la libertà. Cittadella: Assisi, 2023. p. 135-170,

CORRÊA, Joana L. C.; NEVES, Miranilde O.; FLEURI, Reinaldo M. Decolonialidade e re-existência: memórias e diálogos poéticos na construção de identidades culturais. In: CRUZ, Nahália da C. et al. (org). Memórias, imaginários, oralidades e literaturas [recurso eletrônico].  São Paulo : FFLCH/USP, 2022. p.35 – 55. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/867.

FLEURI, Reinaldo Matias. Paulo Freire e le cosmovisioni dei popoli originari. L’altra intercultura Visioni e pratiche politico-pedagogiche da Abya Yala al mondo. Itália: Pensa Multimidea. 2022. p. 91-114.

FLEURI, Reinaldo Matias; OKAWATI, Juliana Akemi Andrade. Pedagogias e Narrativas Decoloniais. (Resumo) Anais do V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul e o II Congresso Internacional de Pesquisa e Práticas em Educação (Conippe) da Ufac/Unesp, Nº 5, Ago/2021. p.69.

FLEURI, Reinaldo Matias; SILVA, Miguel Costa. MESTIÇAGEM: UM PROCESSO DE RESISTÊNCIA, REEXISTÊNCIA E TRANSMISSÃO DE SABERES DOS POVOS DA AMÉRICA LATINA. (Trabalho Completo) Anais do V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul e o II Congresso Internacional de Pesquisa e Práticas em Educação (Conippe) da Ufac/Unesp, Nº 5, Ago/2021. p.346-357.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação e decolonialidade: aprender com os povos originários. In. FONSECA, Alexandre Basil; DIAS, Juliana (org). Aprendizagens, experiências, sensibilidades e resistências. Rio de Janeiro, UFRJ. Instituto NUTES de Educação em Ciências Sociais,  2021.

FLEURI, Reinaldo Matias. “Reinaldo Matias Fleuri”. In. ANTOLOGIA DA EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE NO BRASIL. ABRASCO. Editora do CCTA/UFPB. João Pessoa, 2020.

FLEURI, Reinaldo Matias. “Paulo Freire e as cosmovisões dos povos originários”. In: Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. CRUZ, Gisele Barreto; FERNANDES, Claudia; FOUNTOURA, Helena Amaral; MESQUITA, Silvana. (Org). 1. ed. – io de Janeiro/Petrópolis: Faperj: CNPq; CAPES; Endipe /DP et Alii, 2020. 641 p. E-book. Disponível em: https://www.amazon.com.br/dp/B08LZMQFZY (p.428-452)

PEIXOTO, K. P. F. ; FLEURI, R. M. . Um pouquinho de cada: os indígenas ensinam a educar. In: Allan Rodrigues; Simone Berle; Walter Kohan. (Org.). Filosofia e educação em errância: inventar escola, infância do pensar. 1ed.Rio de Janeiro: NEFI, 2018, v. , p. 523-541.

FLEURI, REINALDO MATIAS. Introdução – Territórios, Mobilidade, Redes Desafios e perspectivas interculturais emergentes. In: Candy Marques-Laurendon; Elaine M. Costa-Fernandez; Rosiane Xypas. (Org.). Territórios, Mobilidade, Redes Desafios e perspectivas interculturais emergentes. 1ed.Recife: UFPE, 2018, v. 1, p. 11-28.

FLEURI, R. M. Paulo Freire: Aprender a Educar com os Povos Indígenas. In: Gadotti, Moacir e Carnoy, Martin (Org.) Reinventando Freire. Instituto Paulo Freire. Lemann Center. 2018.

FLEURI, R. M.. A educação inclusiva e intercultural pressupõe epistemologia complexa. In: SANTOS, Mônica Pereira; VENTURINI, Angela Maria; FREITRAS, José Guilherme de Oliveira; SEPUVEDA, Denize; CORREIA, Regina Maria de Souza. (Org.). Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participacação na contemporaneidade – tecendo diálogos. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, LaPEDE, 2016, v. 1, p. 229-249.

FLORIT, L. F. ; Oliveira, Lílian Blanck ; FLEURI, R. M. ; WARTHA, R. . A ?European Valley? in South America: Regionalisation, colonisation, and environmental inequalities in Santa Catarina, Brazil. In: DESSEIN, Joost; BATTAGLINI, Elena; HORLINGS, Lummina. (Org.). Cultural Sustainability and Regional Development: Theories and practices of territorialisation. 1ed.New York: Routledge, 2015, v. 1, p. 235-248.

FLEURI, R. M.; GARCIA, Regina Leite . Contribuição latino-americana para as pesquisas e práticas interculturais. In: Regina Leite Garcia, Maria Teresa Esteban, Andréa Serpa. (Org.). Saberes cotidianos em diálogo. 1ed.Petrópolis: De Petrus, 2015, v. 1, p. 11-23.

FLEURI, R. M.. Interculturalidade, educação e desafios contemporâneos: diversidade religiosa, decolonialidade e construção da cidadania. In: POZZER ,A.; PALHETA, F.; PIOVESANA, L.; HOLMES, M. J. T.. (Org.). Ensino Religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. 1ed.Florianópolis, SC: Saberes em Diálogo, 2015, v. 1, p. 35-51.

COPPETE, M. C. ; FLEURI, R. M. ; STOLTZ, T. . Educação intercultural e diversidade: perspectivas possíveis. In: Elcio CECCHETTI; Adecir Pozzer. (Org.). Educação e interculturarlidade: conhecimentos, saberes e práticas descoloniais. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 69-87.

FLEURI, R. M.. Interculturalidade, identidade e decolonialidade (1a. edição, resumida). In: Marcia Soares ALVARENGA, Lúcia Velloso MAURÍCIO, Anelice RIBETTO. (Org.). Formação docente – experiências, políticas e memórias polifônicas. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, v. 1, p. 187-205.

FLEURI, R. M.. Relações interculturais, diversidade religiosa e educação: desafios e possibilidades. In: Fleuri, R.M; Oliveira, L.B.; Hardt, L.S.; Cecchetti, E.; Koch, S.R. (orgs). (Org.). Diversidade Religiosa e Direitos Humanos: conhecer, respeitas e conviver. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2013, v. 1, p. 57-80.

FLEURI, R. M.. Perspectivas Epistemológicas em Educação Popular. In: BRAYNER, F.. (Org.). Educação Popular: novas abordagens, novos combates, novas perspectivas. 1ed.Recife: Editora Universidade UFPE, 2013, v. 1, p. 151-155.

FLEURI, R. M.. A produção das diferenças pela escola. In: Josélia Gomes Neves; Juracy Machado Pacífico; Maria Cândida Müller; Maria Ivonete Barbosa Tamboril; Marli Lúcia Tonatto Zibetti. (Org.). Escolarização, cultura e diversidade: percursos interculturais. 1ed.Porto Velho: EDUFRO, 2013, v. 1, p. 10-17.

FLEURI, R. M.; MURACA, M. . Um enfoque feminista da perspectiva político-pedagógica Freiriana. In: STREK, D. R.; ESTEBAN, M.T.. (Org.). Educação Popular: lugar de construção social coletiva. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2013, v. 1, p. 96-109.

FLEURI, R. M.. Pour une épistémologie décoloniale de la recherche interculturelle: l?expérience de l?ARIC. In: VATZ LAAROUSSI, M.; RIARD, É-H.; GÉLINAS, C.; JOVELIN, E.. (Org.). Les défis de la diversité. Enjeux épistemologiques, méthodologiques e pratiques. 1ed.Paris: Harmattan, 2013, v. 1, p. 23-31.

FLEURI, R. M.. Educação intercultural: desafio polissêmico. In: Frank Antonio Mezzomo, Cristina Satiê Pátaro, Fábio André Hahn. (Org.). Educação, identidades e patrimônio. 0ed.Assis: FECILCAM/Triunfal Grafica e Editora, 2012, v. , p. 15-33.

FLEURI, R. M.; AZIBEIRO, Nadir Esperança . Paradigmas Interculturais Emergentes na Educacao Popular. In: Sylvia Duarte Dantas. (Org.). Diálogos Interculturais: Reflexões interdisciplinares e intervenções psicossociais. 0ed.São Paulo: IEA-USP, 2012, v. , p. 219-241.

FLEURI, R. M.; GARCIA, Regina Leite . Contribution de l’Amérique Latine aux recherches et pratiques interculturelles. In: COSTA-FERNANDEZ, E.; LESCARRET, O.. (Org.). DE LA DIVERSITÉ LINGUISTIQUE Aux pratiques interculturelles. 1ed.Paris: Harmattan, 2012, v. 1, p. 85-95.

FLEURI, R. M.. Postface. In: COSTA-FERNANDEZ, E.; LESCARRET, O.. (Org.). DE LA DIVERSITÉ LINGUISTIQUE Aux pratiques interculturelles. 1ed.Paris: Harmattan, 2012, v. 1, p. 241-247.

FLEURI, R. M.; TRAMONTE, Cristiana ; GUZMAN, B. A. R. ; SILVA, Z. R. ; FERREIRA, V. L. . Desafios interculturais e linguísticos em contextos educacionais latino-americanos. In: RODRIGUES, J. M.. (Org.). CIUDADANÍA DEMOCRÁTICA Y MULTILINGÜISMO: la construcción de la identidad lingüística y cultural del Mercosur. 1ed.Asunción: CEADUC. Imprenta Salesiana, 2012, v. 1, p. 31-55.

FLEURI, R. M.. Silencios e irrupcao das diferencas. In: Anderson Ferrari; Luciana Pacheco Marques. (Org.). Silêncios e Educação. 0ed.Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011, v. , p. 27-37.

FLEURI, R. M. Desafios epistemológicos emergentes na relaçao Intercultural In: Diversidad, interculturalidad y educación en Brasil y en Paraguay. Problemas, experiencias y realidades ed.Asunción : CEADUC, 2010, p. 157-172.

FLEURI, R. M. Desafios epistemológicos emergentes na relação intercultural (2.ed) In: Dilemas e Diálogos Platinos – Relações e práticas socioculturais ed.Dourados : Editora UFGD, 2010, v.2, p. 201-214.

FLEURI, R. M., AZIBEIRO, Nadir Esperança. Paradigmas interculturais emergentes na educação popular In: Diálogos Cotidianos ed.Petropolis/Rio de Janeiro : DP et Alii / FAPERJ, 2010, v.1, p. 275-296.

FLEURI, R. M., FALCÃO, José Luis Cirqueira, REAL, Márcio Penna Corte, SILVA, Bruno Emmanuel Santos da, BRITO, V. A., ANNUNCIATO, Dráuzio Pezzoni, STOTZ, E. N., NARDI, Ivanete, ACORDI, L. O., LEITE, L. F. A., OLIVEIRA, M. D., SAVENHAGO, D. C. Capitulo VI – A Experiência do “PERI-Capoeira”: curso de formação de educadores populares de capoeira na perspectiva intercultural. In: Práticas Corporais no Contexto contemporâneo: (in) Tensas Experiências ed.Florianópolis : Copiart, 2009, p. 205-268.

FLEURI, R. M. Complexidade e interculturalidade: desafios emergentes para a formação de educadores em processos inclusivos In: Tornar a educação inclusiva ed.Brasilia : UNESCO/ANPEd, 2009, v.1, p. 65-88.

FLEURI, R. M. Conversidade: extensão universitária e movimentos sociais In: O popular e a educação: movimentos sociais, políticas públicas e desenvolvimento. ed.Ijuí : Unijuí, 2009, p. 85-130.

FLEURI, R. M. Desconstruir o autoritarismo: descolonizar o saber e o poder In: Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido ed.São Paulo : Editora e Livraria Institto Paulo Freire: Editora Esfera, 2009, v.1, p. 171-181.

FLEURI, R. M. Educação intercultural e irrupção das diferenças (2.ed) In: Globalização, interculturalidade e currículo na cena escolar ed.Campinas, SP : Alínea, 2009, p. 101-112.

FLEURI, R. M., AZIBEIRO, Nadir Esperança, COPPETE, M. C. Pesquisas Interculturais: Descolonizar o Saber, o Poder, o Ser e o Viver In: Culturas e diversidade religiosa na América Latina: pesquisas e perspectivas pedagógicas ed.Blumenau; São Leopoldo : EDIFURB; Nova Harmonia, 2009, p. 30-46.

FLEURI, R. M. Can rebelliousness bear democracy? In: Doing Democracy ed.New York : Peter Lang Publishing, 2008, v.1, p. 103-117.

FLEURI, R. M. Encontros para descolonizar o saber e o poder In: 40 olhares sobre 40 anos da Pedagogia do Oprimido.1 ed.São Paulo : Editora e Livraria Instituto Paulo Freire – Ed,L, 2008, v.1, p. 21-23.

FLEURI, R. M. Relações dialógicas e interculturais na Escola In: Ciclo de Leituras Paulo Freire.1 ed.Londrina : Humanidades, 2007, v.1, p. 17-25.

FLEURI, R. M. Formação de profissionais da saúde: reflexões a partir de vivências estudantis In: Perplexidade na Universidade: vivências nos cursos de saúde.1 ed.São Paulo : Hucitec, 2006, v.1, p. 231-264.

FLEURI, R. M. Intercultura, Educação e Movimentos Sociais: a perspectiva de Pesquisas desenvolvidas pelo núcleo Mover (UFSC) – 2.ed. In: Cultura e Política de Currículo.1 ed.Araraquara, SP : Junqueira&Marin, 2006, v.1, p. 11-34.

FLEURI, R. M. L’interculturel métissé au Brésil In: École et citoyenneté : un défi multiculturel.1 ed.Paris : Armand Colin, 2006, v.1, p. 99-114.

FLEURI, R. M. Tolerância e educação intercultural In: Sobre Filosofia e Educação: racionalidade e tolerância.01 ed.Passo Fundo : Ed. Universidade de Passo Fundo, 2006, v.01, p. 302-311.

FLEURI, R. M. Um percurso de cooperação educativa intercultural: a experiência de Casa Laboratório como decolagem para uma abordagem metodológica da educação popular In: Paulo Freire na História da Educação do Tempo Presente ed.Porto : Afrontamento, 2006, p. 101-123.

FLEURI, R. M. Educação Intercultural e a irrupção das diferenças In: Políticas e Práticas Curriculares: impasses, tendências e perspectivas.1 ed.João Pessoa, PB : Idéia, 2005, v.1, p. 139-150.

FLEURI, R. M. Intercultura, educação e movimentos sociais: a perspectiva de pesquisas desenvolvida pelo Núcleo Mover (UFSC) In: Cotidiano; diálogo sobre diálogos.1 ed.Rio de Janeiro : DP&A, 2005, v.1, p. 163-185.

FLEURI, R. M. Curriculo e Intercultura In: Curriculo e contemporaneidade: Questões emergentes.1 ed.Campinas, SP : Alínea, 2004, p. 89-102.

FLEURI, R. M. Intercultura y Educación (2.ed.espanhola) In: Cuestión étnica, culturas, construcción de identidades ed.Mexico : El Caracol, 2004, v.01, p. 139-174.

FLEURI, R. M. La construction de l’école démocratique et populaire dans le scénario éducationnel de Rio Grande do Sul (Brésil). In: Quelle formation pour l’éducation à la citoyenneté?.1 ed.Quebec (Canadá) : Presses de l’Université Laval, 2004, v.1, p. 155-177.

FLEURI, R. M., SOUZA, M. I. P.Entre limites e limiares de culturas: educação na perspectiva intercultural In: Educação Intercultural: mediações necessárias ed.Rio de Janeiro : DP&A, 2003, p. 53-84.

FLEURI, R. M. Interdisciplinaridade: meta ou mito? In: Lecciones de Paulo Freire. Cruzando Fronteras: experiencias que se completan ed.Buenos Aires : CLACSO, 2003, p. 115-130.

SIEWERDT, M. J., FLEURI, R. M. Mídia e mediações culturais na escola In: Educação intercultural: mediações necessárias ed.Rio de Janeiro : DP&A, 2003, p. 125-149.

FLEURI, R. M. Cultura: uma categoria plural In: Intercultura: estudos emergentes.1 ed.Ijuí : Unijuí, 2002, v.1, p. 7-17.

FLEURI, R. M. Desafios à educação Intercultural no Brasil In: Intercultura: Estudos emergentes.1 ed.Ijuí : Unijuí, 2002, v.1, p. 128-150.

FLEURI, R. M. Sonho que se sonha junto é realidade! Considerações em Torno da Construção da Escola Democrática e Popular In: Educação e Grupos Populares.1 ed.Campinas, SP : Alínea, 2002, p. 25-44.

FLEURI, R. M. A reciprocidade de olhares entre diferentes culturas: Implicações para a construção da identidade pessoal e do pertencimento coletivo. In: Uma pesquisa sociopoética.01 ed.Florianópolis : Centro de Ciências da Educação da UFSC – Núcleo de Publicações, 2001, p. 101-107.

FLEURI, R. M. Apresentação: Uma pesquisa sociopoética. In: Apresentação: Uma pesquisa sóciopoética.Florianópolis : Centro de Ciências da Educação da UFSC – Núcleo de Publicações., 2001, p. 07-12.
31. FLEURI, R. M. Multiculturalismo e interculturalismo nos processo educacionais In: Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa.Rio de Janeiro : DP&A, 2000, v.1, p. 67-81.

FLEURI, R. M. Educação popular e complexidade: novos olhares, novas questões In: A dúvida e a promessa: Educação popular em tempos difíceis.1 ed.Recife : NUPEP, 1999, p. 145-164.

FLEURI, R. M. Educação Intercultural: Desafios Emergentes Na Perspectiva dos Movimentos Sociais In: INTERCULTURA E MOVIMENTOS SOCIAIS ed.Florianópolis : NUP/MOVER/UFSC, 1998, p. 45-54.

FLEURI, R. M. Educação Intercultural e Movimentos Sociais: Considerações Introdutórias In: INTERCULTURA E MOVIMENTOS SOCIAIS ed.Florianópolis : NUP/MOVER/UFSC, 1998, p. 09-27.

FLEURI, R. M. Educação Popular e Complexidade In: Educação popular hoje ed.São Paulo : Loyola, 1998, p. 99-122.

FLEURI, R. M., FANTIN, M. Limite e Limiar In: Culturas em Relação Florianópolis : NUP/MOVER/UFSC, 1998, p. 11-13.

FLEURI, R. M., FALTERI, P. Rizoma – Educação Intercultural: Linhas de um Percurso de Cooperação Científica In: Culturas em Relação. Florianópolis : NUP/MOVER/UFSC, 1998, p. 15-18.

FLEURI, R. M. Al Ritorno, Nuovi Sguardi In: Il Brasile è un’aquilone ed.Roma, Itália : Movimento di Cooperazione Educativa, 1997, p. 117-125.

FLEURI, R. M. Mediazione Didattica, Mediazione Interculturale: Il Conflitto nella Realtà Educativa In: Nuovi compagni di banco ed.Città di Castello (Itália) : GESP, IRRSAE dell’Umbria, 1997, p. 177-184.

FLEURI, R. M. Diálogo e Praxis In: PAULO FREIRE: uma biobibliografia ed.São Paulo : Cortez, IPF, UNESCO, 1996, p. 604-605.

FLEURI, R. M. Freinet: Confronto com o Poder Disciplinar In: PEDAGOGIA FREINET: teoria e prática ed.Campinas, SP : Papirus, 1996, p. 195-207.

FLEURI, R. M. A Decolagem In: EDUCAÇÃO: tramas e temas ed.Florianópolis : NUP/CED/UFSC, 1995, p. 115-131.
FLEURI, R. M. Relações de Saber-Poder na Educação: Disciplinamento e Resistência In: O SUJEITO EM QUESTÃO ed.Florianópolis : NUP/CED/UFSC, 1994, p. 51-59.

FLEURI, R. M. Histórico do I Fórum Nacional de Educação Popular In: Educação Popular: Experiências e Reflexões ed.Piracicaba : UNIMEP, 1985, v.2, p. 5-8.

FLEURI, R. M.Universidade e educação popular In: Educação Popular: experiências e reflexões ed.Piracicaba : UNIMEP, 1984, v.1, p. 5-21.