PARTICIPANTES COLÓQUIO VIVER EM PLENITUDE 2024

Reinaldo Matias Fleuri

Universidade Federal de Santa Catarina

Reinaldo Matias Fleuri é Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordena a rede de pesquisas “Mover” – Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais (UFSC/CNPq). Faz parte do Instituto Paulo Freire. É pesquisador Sênior do CNPq. Toda sua produção se encontra acessível em formato digital em www.mover.ufsc.br

Martin Nakata

James Cook University

Vice-reitor adjunto de educação e estratégia indígena da James Cook University. Ele é um dos principais acadêmicos indígenas da Austrália e o primeiro habitante das Ilhas do Estreito de Torres a se formar com um PhD. Ele tem uma extensa carreira acadêmica nas áreas de educação indígena, estudos indígenas e conhecimentos indígenas. Seu trabalho de pesquisa atual inclui dois estudos longitudinais sobre a preparação acadêmica de alunos indígenas para estudos universitários e o desempenho acadêmico de alunos de escolas indígenas em matemática e ciências. Ele foi coeditor do Australian Journal of Indigenous Education nos últimos dez anos e continua participando de conselhos editoriais de revistas acadêmicas em vários países, bem como na Austrália.

Andrew Peter Wear

University of Melbourne

Professor sênior de ensino superior no Williams Centre for Learning Advancement. Trabalhou em várias universidades australianas como acadêmico e liderando projetos de transformação de ensino e aprendizagem em larga escala. É especialista em teorias de aprendizagem estética, descolonização da educação empresarial, design de currículo e avaliação, pedagogias críticas e criativas, filosofia da educação, bem como liderança acadêmica e desenvolvimento organizacional. Publicou e fez apresentações nessas áreas em nível nacional e internacional.

Vanessa Sagica

Universidade Federal de Santa Catarina

Indígena do povo Makuxi/Wapichana de Boa Vista (Roraima). •Doutoranda em Linguística (UFSC), •Graduada em Letras Português/Espanhol (UFRR), •Especialista em Gestão Escolar (IFSC), •Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL), Membro dos Grupos de Estudos: Políticas Linguísticas Críticas e Direitos linguísticos (UFSC), Estudos em Artes (GRUAS/UNISUL), Membro e Coordenadora do Projeto “A literatura das Mulheres Indígenas” da AJEB/SC • Org. do Projeto “Sementes-Palavras” para a promoção e inserção de literatura indígena nas escolas • Membro da Equipe Executiva do Grupo de Trabalho Nacional da Década Internacional das Línguas Indígenas – Brasil (DILI 2022-2032).

Sebastião Soares

Ministério da Cultura

Atual Diretor de Promoção das culturas populares e tradicionais do Ministério da Cultura do Brasil. Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Educação, Especialista em Gestão e Políticas culturais.Professor universitário e Consultor em políticas socioculturais.  Conselheiro da Cátedra Kaapora de Conhecimentos Tradicionais e não Hegemônicos da Proec/Unifesp; Membro do Conselho Estratégico, Universidade e Sociedade Civil- Ceus/Unifesp; Coordenador de relações institucionais e cultura da Fundação Tide Setúbal; Consultor técnico em Educação e Cultura na Alesp; Secretário municipal de cultura de Itapecerica da Serra (SP).

Danilo Seithi Kato

Universidade de São Paulo

Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT),vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo.Também é líder do grupo de estudo e pesquisa em interculturalidade e educação em ciências (GEPIC)  e participa dos grupos Diversa (UFAM), Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC) da UEFS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso, Leitura e Escrita (GEPADLE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular; educação em ciências; educação ambiental; educação do campo; interculturalidade.

Jaqueline Carvalho Quadrado

Universidade Federal do Pampa

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília-UnB (2014). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS (2001) e Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas-UCPel (1998). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/UNIPAMPA). Membra da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Violência, Gênero e Sexualidade /ATENA. Desenvolve pesquisas na área da violência, segurança pública, feminismos, gênero e sexualidade. É líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Ética, Educação e Política-GEEP (CNPq/UNIPAMPA).

Rodrigo de Sales

Universidade Federal de Santa Catarina

É professor associado do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Se doutorou em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e realizou estágio pós-doutoral no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez mestrado em Ciência da Informação e bacharelado em Biblioteconomia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membro associado da International Society for Knowledge Organization (ISKO) e da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB). Integra os grupos de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC/UFSC) e Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes (IBICT/UFRJ). Atualmente pesquisa formas de organização do conhecimento indígena em Santa Catarina.

Beleni Salete Grando

Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é comitê científico do gtt corpo e cultura – COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, pesquisador associado – COLEGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, pesquisador colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora procad amazônia / capes da Universidade Federal de Mato Grosso, professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso e professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação intercultural, educação física, educação física e educação indígena.

Genivaldo de Souza Santos

Instituto Federal de São Paulo

Pós Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP – Universidade Estadual Paulista, onde desenvolveu pesquisa doutoral acerca dos limites e possibilidades da ética no contexto tecnocientífico. Atualmente é professor de Filosofia do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Atuou como professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), tendo desenvolvido, coordenado e orientado pesquisas, que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas da ética, do ensino de Filosofia e educação ambiental. Colaborou como Professor Supervisor do PIBID-Filosofia – Projeto Institucional de Incentivo a Docência, desenvolvido junto a UNESP, com financiamento da CAPES (2010-2013). Líder do GEPEES – Grupo de Pesquisa e Estudo Ética, Educação e Sociedade, junto ao qual desenvolve parcerias de pesquisa e extensão com foco na perspectiva intercultural e decolonial. Têm experiência com as disciplinas de Ética geral e empresarial e Responsabilidade Social no ensino superior.

 

Mariatereza Muraca

Instituto Universitário Dom Giorgio Pratesi (Itália)

Mariateresa Muraca conseguiu o doutorado em 2015 na Universidade de Verona (Itália) em co-tutela com a Universidade Federal de Santa Catarina; de 2021 a 2023 realizou um estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. É professora no Instituto Universitário Dom Giorgio Pratesi (Itália). É autora da monografia Educazione e movimenti sociali (Mimesis, 2019), do manual didático I colori della pedagogia (Giunti-Treccani, 2020) e de numerosos artigos científicos. Atuou como formadora e pesquisadora em Itália, Moçambique, Guatemala e em diferentes regiões do Brasil, focando em perspectivas teórico-metodológicas populares, feministas e decoloniais. É integrante de várias comunidades de pensamento e compromisso político.

Patricio Lepe-Carrión

Universidad de La Frontera

Patricio Lepe-Carrión, investigador del Núcleo de Ciencias Sociales y Humanidades de la Universidad de La Frontera (UFRO). Profesor de filosofía, Doctor en filosofía por la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Estudios de postdoctorado (2015-2018) en la Universidad de Sao Paulo (Brasil), y postdoctorado UFRO (2018-2020). Autor del libro “El Contrato Colonial de Chile: Ciencia, racismo y nación” (Abya-Yala, 2016), y artículos sobre interculturalidad, gubernamentalidad y securitización. Actualmente es Investigador Responsable del proyecto Fondecyt Regular n°1211312 (ANID), y coordinador general de la Red Anticolonial (www.redanticolonial.com).

Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Universidade do Estado do Pará

Ivanilde Apoluceno de Oliveira realizou pós-doutoramento em educação na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Realizou, em 2001, doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Realizou mestrado em Educação Popular na UFPB. É graduada em Filosofia pela UFPA. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular aposentada da Universidade do Estado do Pará. Coordena o Procad-Amazônia do PPGED-UEPA-CAPES desde 2018. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da UEPA. É editora da Revista Cocar. É membro da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Coordena a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Coordena a Rede de Educação Inclusiva da Amazônia. É Pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial, da Rede Freireana de Pesquisadores, da Rede Luso-brasileira de Alfabetização de Jovens e Adultos, da Rede Interculturalidade e Movimentos Sociais – Rede Mover, da Rede de Investigadoras/es educativos en México – REDIEE e Rede Internacional de Investigadores e Participantes sobre Integração/Inclusão Educativa (RIIE). Exerceu a vice-presidencia Norte da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED de dezembro de 2019 a dezembro de 2021. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA de 2014 a 2021. Exerceu a coordenação do Forpred Norte de 2016 a 2018. Exerceu a vice-coordenação do Forpred Norte de outubro de 2015 a outubro de 2016. Exerceu a coordenação do FEPAE no período de outubro de 2014 a outubro de 2015. Exerceu a coordenação do Fórum de Editores de Periódicos em Educação do Norte e Nordeste no período de 2012 a 2013. Exerceu a vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA de 2010 a março de 2012.. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA (2003-2007), a Vice-coordenação do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste (2005-2007), a direção do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (1996-1998), a vice-direção do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (1990-1991) e a coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (1988-1990). Bolsista produtividade do CNPq – PQ2 desde 2017. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, envolvendo ações educacionais com infância, crianças e com jovens e adultos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação, educação especial, educação de jovens e adultos, inclusão, educação popular, filosofia, Filosofia da Educação e ética.

Adriane Raquel Santana de Lima

Universidade Feederal do Pará

Doutora em Educação (Educação, Cultura e Sociedade) pela Universidade Federal do Pará – UFPA, com doutorado sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia). Mestrado em Educação (Saberes Culturais e Educação da Amazônia) pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Especialista em Educação, Cultura e Organização Social pela UFPA. Licenciada Plena em Pedagogia pela UEPA. Pesquisadora dos campos da História da Educação, História de educação para mulheres na América Latina, Educação Popular, Educação do Campo e Feminismo decolonial e interseccional. É coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Gênero, feminismos e Interseccionalidade -GEPEGEFI e está vinculada aos seguintes grupos de pesquisa: “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-Americano” e “Constituição do Sujeito, Cultura e Educação” do ICED/UFPA; do “Grupo de Estudo e Pesquisa Eneida de Moraes – GEPEM”, no IFCH/UFPA, coordenando a linha “Gênero, feminismo e interseccionalidade”; e do “Núcleo de Educação Popular Paulo Freire”, da UEPA. Participa, ainda, da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia e é sócia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Atualmente faz parte do quadro de professora efetiva adjunto 1 da Universidade Federal do Pará, no instituto de Educação ICED/UFPA.

Suzani Cassiani

Universidade Federal de Santa Catarina

É professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e como visitante do Programa de PG em Ensino (RENOEN-UFS). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação. É licenciada em Ciências Biológicas com Especialização, Mestrado, Doutorado em Educação pela UNICAMP (2000) e Pós-Doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior, 2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. Na UFSC, atuou na gestão na Pró-Reitoria de Graduação e do PPGECT. Coordenou projetos nacionais em rede (Observatório da Educação, Prodocência e Procad) e projetos internacionais especialmente com o Timor-Leste(Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa da CAPES, Pró Mobilidade Internacional, Projeto Internacionalização da UFSC), pela CAPES e CNPq. É coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFSC e Universidade Nacional de Timor Lorosa’e, no qual é ponto focal da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, desenvolvendo vários projetos com aquele país. Foi Secretária Adjunta e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2015-2019). Sua área de investigação envolve estudos discursivos relacionados à formação de professores, efeitos de colonialidade e pedagogias decoloniais É editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Editora Assistente da Revista Ciência & Educação, UNESP. É pesquisadora bolsista produtividade em pesquisa do CNPq, desde 2012. É membro do Comitê de Assessoramento do CNPq, na área de Educação.

Elison Antonio Paim

Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa CatarinaPossui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós doutor pelo programa de Ensino de História de África pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla- Angola (2020). Bolsista Produtividade CNPq processo 314583/2020-3, chamada PQ 2020. Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História ( 2014-2016). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE (2016-2018). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Professor Permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória/UFSC. Professor Permanente do Mestrado em Educação da Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL). Membro da comissão científica e orientador do Mestrado em Ensino da História de África do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED) – Angola. Integrante da Rede Latino Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais – REDYALA. Líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp) , Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino, educação para as relações etnicorraciais, antirracismos, pensamento decolonial. Desenvolve trabalhos de Ensino, extensão e Pesquisa na orientação de TCCs, Iniciação Científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado nos seguintes temas: experiência, memória; fazer-se professor, ensino de historia, memória e patrimônio cultural, educação para as relações étnico raciais, decolonialidade.

Adir Casaro Nascimento

Universidade Católica Dom Bosco

Universidade Católica Dom BoscoPossui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1971), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Professora titular da Universidade Católica Dom Bosco Programa de Pós- Graduação -mestrado e doutorado- em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e interculturalidade/CNPq. Membro da RED ESIAL Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina e participa da Catedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina, na Universidad Nacional de Tres de Febrero(UNTREF). Membro da RED FEIAL( RED de Formadores en Educación e Interculturalidad en América Latina).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena, povos indígenas, interculturalidade, formação de pesquisadores indígenas, formação de professores. Publicações em livros e periódicos sobre a temática Educação Escolar Indígena, em especial, e nas temáticas em que atua.

Valquiria Farias Bezerra Barbosa

Instituto Federal de Pernambuco

Possui Bacharelado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e especialização em Educação Profissional – Enfermagem (2003) pela UFPE-FIOCRUZ. Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC modalidade DINTER (2014). Concluiu estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC) da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, sob a supervisão da Profa. Dra. Lucinalva Ataíde de Almeida, na linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem (2021-22).Professora da classe titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Atuou no Curso de Bacharelado em Enfermagem do IFPE, Campus Pesqueira (2011 a 2021). Orientadora dos programas PIBIC Cnpq, PIBIC af, PIBIC grad e PIBIC Técnico IFPE e BIA FACEPE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Edital PROPESQ/IFPE, 2015).Bolsista do Programa de de bolsas incentivo à pesquisa do IFPE 2019-2020; 2022-2023; 2024 (EDITAL n 10/2019, n 04/2022, n. 4/2023 PROPESQ Concessão de Bolsas e Auxílios a Pesquisadores). Atualmente é Professora do Curso Técnico em Enfermagem do IFPE, Campus Abreu e Lima e Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em Rede Nacional, PROFEPT-IFPE (Portaria IFPE GR 1590/2018). É líder do grupo de pesquisa “Cuidado e Promoção à Saúde” (IFPE); Membro do grupo de Pesquisa Organização, Memórias e Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica (IFPE), pesquisadora no Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA) e membro do Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências das Saúde (UFSC).Tem experiência na área de Enfermagem Médico Cirúrgica, Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica e Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Enfermagem, Educação Profissional e Tecnológica, Enfermagem em Saúde Mental, Saúde Indígena e Cuidado em Saúde. Militante do Movimento de Luta Antimanicomial.

Roselaine Dias da Silva

Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1997); Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS); área de pesquisa, Formação para Professores, Linha de Pesquisa Formação para Diversidade. Especialista em Ética e Direitos Humanos em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012); Graduanda do 6º Semestre em Ciências Sociais- Ciências Politicas na Universidade Federal do PAMPA – UNIPAMPA(2020). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e diversidade(UEMS). Integrante do Grupo de pesquisa Relações de Fronteira: história, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai do Grupo Educação, Direitos Humanos e Interseccionalidades da Universidade Federal do Pampa. Articuladora da Rede de Ativistas e Pesquisadoras Lésbicas e Bissexuais do Brasil- Rede LesBi Brasil.

Vilson Flores dos Santos

Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), Pós Doutor em Intercultura e Inovações Pedagôgicas Centro de Educação da UFSM (2018), Professor e Diretor do Ensino Técnico do Estado do Rio Grande do Sul ( 1978-2010), Professor do Instituto de Educação Superior SENSUPEG, Joinville S.C (2014/2018), Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente e o Desenvolvimento- NEMAD/CNPq/UFSM (2004/2015), Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Alimentação e Sociedade – NEPALS/UFSM (2008/2018), Pesquisador do Núcleo de Educação e Intercultura (KITANDA/CNPq/UFSM;2012-2018). Pesquisador da Rede Internacional Mover (MOVER/CNPq/UFSC),Orientador de Teses Doutorado UNAE/Paraguai,Membro ativo da Tríplice Aliança (Brasil,Uruguai e Argentina),Membro ativo do Programa Corredor Cultural UNIPAMPA ( Brasil,Uruguai e Argentina), Professor fundador e Coordenador Executivo do Programa de Inovações Pedagógicas- Formação Continuada de Professores PROIPE/CE /UFSM (2012 ao presente), Professor Colaborador do Laboratório de Mediações Sociais e Culturais – LABIMESC/UFSM (2013/2017). Participa ativamente de grupos de intercambio no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina tendo como base empírica os estudos de Paulo Freire/Leonardo Boff e Hunberto Maturana . Membro ativo de pesquisas no âmbito internacional como ?Critérios de sustentabilidade en áreas naturales y rurales orientados al desarrollo local y la aplicacion de buenas prácticas en Turismo?. (Brasil, Argentina e Uruguai), e ? Educação Intercultural: aprender com os povos originários do sul a decolonizar a educação? (América latina, África e Austrália). No âmbito nacional desenvolve pesquisas sobre Formação Permanente de Professores em Exercício- no campo das relações Escola e Comunidade, cuja intersecção resulta na construção e coordenação de três Seminários Internacionais sobre Educação e Intercultura (2015, 2017,2018 ), além de articular pesquisas com intervenção educativa, projetos de Formação de Educadores e de Inclusão Social, e Educação Popular que resultam em publicações e produção acadêmica nas áreas da Educação popular; Interculturalidade; Educação Inclusiva e Formação Permanente de Professores.

Ronnielle de Azevedo-Lopes

Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialização em Educação Ambiental na Universidade Federal do Pará, Mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou na Rede Pública Estadual do Pará, período em que enfatiza um projeto vinculando Filosofia e a Educação Prisional em Marabá-PA. É professor de Filosofia, Epistemologia e Metodologia na Educação do Campo no Campus Rural de Marabá-PA do Instituto Federal do Pará (IFPA). Atua relacionando filosofia e cultura nos cursos de Magistério Indígena, Licenciatura em Educação do Campo e Tecnólogo em Agroecologia. É coordenador do Setor de Educação Escolar Indígena do Campus Rural de Marabá IFPA; Presidente do Comitê Científico do Campus. Lidera o Grupo de Pesquisa Saberes Tradicionais e Etnosintropia no Vale do Tocantins-Araguaia. Tem experiência de pesquisa em Filosofia, Ontologias, Epistemologias, Educação Ambiental, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Currículo. Pesquisa hodiernamente saberes tradicionais e ontologias dissidentes no Vale do Tocantins-Araguaia, etnoenvolvimento, currículos em etnoenvolvimento, educação escolar indígena, filosofias outras e transcolonialidades.

Andrés García Sánchez

Instituto de Estudios Regionales – Universidad de Antioquia

Doutorado Universidade Federal do Amazonas Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Março 2012 – Março 2018 TERRITORIALIDADES EM DISPUTA. COCOMACIA, PÓS-CONFLITO E RESISTÊNCIA NO MEDIO ATRATO, COLÔMBIA. Mestrado/Mestrado Instituto de Estudos Regionais Mestrado em Estudos Socioespaciais Agosto 2007 – Junho 2010 Espacialidades de exílio e reexistência. Afrodescendentes banidos em Medellín, Colômbia. Graduação/Universidade UNIVERSIDADE DE ANTIOQUIA Antropologia Janeiro 1999 – 2006 Construções da diferença cultural na Universidade de Antioquia. Identidades de estudantes afro-colombianos. Contribuições para a educação multicultural na universidade. Aprimoramento UNIVERSIDADE DE ANTIOQUIA Diploma Integração de Tecnologias no Ensino Janeiro 2018 – Novembro 2018

Fernando Scholz

Gobierno Municipal de Encarnacion – Unae

 Doctor en Educacion y Desarrollo Humano.

 

Marcio Zamboni Neske

 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), campus de Santana do Livramento. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – Unidade Universitária Hortênsias em São Francisco de Paula/RS. Possui graduação em Biologia (2006) pela Universidade da Região da Campanha, mestrado (2009) e doutorado (2014) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro dos grupos de pesquisa Ecologia dos Saberes em Agroecossistemas do Bioma Pampa (ECOS DO PAMPA), Sociedade, Ambiente e Território – GEISAT (Unimpapa) e ObservaCampos – Observatório dos Campos de Cima da Serra/RS. Tem experiência na área de Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Socioantropologia do desenvolvimento, com ênfase nos estudos sobre decolonialidade e pós-desenvolvimento, envolvendo temas como Projetos de Desenvolvimento, Bem Viver, Povos e Comunidades Tradicionais, Ações Afirmativas e Movimentos Sociais, Ecologia política e Agroecologia .

Mariza Rios

 Escola Superior Dom Helder Câmara

Doutora em Direito pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Mestra em Direito pela Universidade Nacional de Brasília. Professora de Direitos Humanos e Políticas Públicas na Escola Superior Dom Helder Câmara. Professora do Mestrado e Doutorado (PPGD) em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara. Advogada. Pesquisadora no campo dos Direitos Humanos Fundamentais e da Jurisdição e Adoção de Políticas Públicas de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável. Líder do GP PPGD Direitos da Natureza, Racionalidade Ambiental e Educação Ecológica. Associada ao grupo Global Law comparative group: Economics, Biocentrism innovation and Governance in the Anthropocene World.

Mário Ramão Villalva Filho

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor de Língua e Cultura Guarani na UNILA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, desde 2012. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável PPGDRS/UNIOESTE (2023). Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE (2020), Linha de pesquisa: Inovações Sócio- tecnológicas e Ação Extensionista. Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo. Linha de pesquisa: Comunicação e Cultura (1998). Especialização em Agentes Educacionais em Comunicação Social pela ECA/USP (1992), com enfoque em comunicação comunitária e cultura guarani. Graduação em Radialismo e Licenciatura em Língua e Cultura Guarani. Membro Correspondente da Academia de Lengua Guarani. Experiência em ministrar aulas e coordenar cursos de Comunicação Social (habilitação Rádio e TV) e de Tecnologia da Produção Audiovisual e do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural.

Paulo Roberto Cardoso da Silveira

Universidade Federal do Pampa

 Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA- Campus de Itaqui, onde atua nos curso de agronomia, nutrição, engenharia de agrimensura e no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; foi professor da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM de 1996 a 2015, atuando no departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, onde foi professor orientador do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e da especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar e Camponesa; tem atuado em pesquisa e extensão nas áreas da agricultura familiar e relações étnico-raciais, especificamente na história e cultura afro-brasileira com ênfase na religiosidade de matriz africana, onde orientou em nível de pós-graduação; atualmente coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas -NEABI Diva Rodrigues e o Laboratório da Agricultura Familiar; participa da coordenação do Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA, desenvolvendo projeto junto ao CNPq (2020-2022); é atualmente professor orientador do curso de especialização em Desenvolvimento Regional e Territorial; ocupa a função de Assessor de Assuntos Estratégicos junto ao Gabinete da Reitoria da UNIPAMPA; foi membro da câmara de extensão da UFSM, presidente da comissão de extensão do centro de Ciências rurais da UFSM, sendo agraciado em dezembro de 2012 com o premio Mérito Extensionista Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho; coordenou o programa SOMAR, convênio INCRA-UFSM, 2009-2012, para assessoria na implantação de empreendimentos agroindustriais nos assentamentos de reforma agrária do RS; presidiu a comissão de implantação e acompanhamento do programa de ações afirmativas sociais e raciais da UFSM de 2010 a 2015; coordenou o Projeto Escola Vivida-Escola Projetada: práticas em produção e consumo sustentáveis, desenvolvido com recursos do edital Novos Talentos- CAPES; atua desde 2014 na formação de professores da educação básica, atuando como coordenador geral (2014-2015), atualmente coordenador pedagógico do programa de Inovação Pedagógica junto aos Professores da Educação Básica desenvolvido na região noroeste do estado em parceria com redes municipais de ensino e a 17ª coordenadoria regional de educação. Tem experiência nas áreas da agricultura familiar, agroindústria familiar, extensão universitária, extensão rural e na produção orgânica, onde defendeu tese de doutoramento em 2010.

Patrícia Barbosa Pereira

Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino – Setor de Educação, no qual atua nos cursos graduação em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Nesta instituição é também credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de Pesquisa “Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação”, e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, nas linhas “Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática” e “Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem, Estudos Decoloniais e Interculturalidade no Ensino de Ciências/Biologia. Coordena o LIDEC – Laboratório de Estudos de Interculturalidade, Discursos e Decolonialidades na Educação. Nos últimos anos tem também se dedicado à formação inicial e continuada de professores de Ciências e/ou Biologia, participado de projetos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, além do ensino dessas mesmas disciplinas, nos níveis Médio e Fundamental de ensino.