Projetos
INÍCIO | FIM | NOME | DESCRIÇÃO |
2018 | 2022 | Educação intercultural: aprender com os povos originários do Sul e decolonizar a educação
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O projeto visa estudar as cosmovisões de povos originários do hemisfério sul, relacionadas com a concepção de “bem-viver”, em suas implicações decoloniais e não-coloniais para a construção de políticas de sustentabilidade, bem como de propostas e práticas inovadoras de educação intercultural e inclusiva. Alavancado pela rede de cooperação científica intercultural e internacional construída ao longo das últimas duas décadas, contando com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC) e do Griffith Institute for Educational Research (GIER), a presente proposta está sendo erigida como um processo sociopoético de pesquisa, congregando em rede pesquisadoras e pesquisadores, bem como mediadoras e mediadores interculturais ligados a povos originários do Brasil, América Latina, Austrália e África. Estudos de revisão bibliográfica permitirão fundamentar os processos de pesquisa em cooperação com os diferentes parceiros e interlocutores, bem como as entrevistas com mediadores interculturais e movimentos organizados de povos originários, atividades estas que serão compartilhadas mediante intercâmbio interinstitucional ou seminários presenciais e virtuais. Os resultados do processo de pesquisa serão veiculados mediante publicações científicas e produtos de divulgação em rede virtual, contribuindo para o avanço das pesquisas relacionadas com a interculturalidade crítica na área de educação, para a cooperação cientifica interinstitucional e internacional, para o estreitamento da interação entre universidades e movimentos sociais de povos originários, bem como para a construção de políticas interculturais de sustentabilidade e de práticas que fomentem a integração e empoderamento das culturas e povos originários. |
2014 | x | Desafios interculturais e ecológicos para a Educação científica e tecnológica | O projeto em desenvolvimento no período de março de 2014 a fe vereiro de 2018 visa a estudar os desafios interculturais e ecológicos que se colocam hoje na região catarinense e a analisar as perspectivas do projeto político institucional do Instituto Federal Catarinense (IFC) em sua missão de promover a educação científica e tecnológica neste contexto. Para isso, conduzirá um processo de pesquisa participante institucional, articulado com uma rede interinstitucional de pesquisadores e pesquisadoras. Esta proposta assume importância estratégica para a mobilização crítica e proativa da comunidade acadêmica do IFC, no sentido de sintonizar suas ações e seus programas de educação científica e tecnológica com as necessidades locais e regionais, particularmente nas questões da diversidade cultural, preservação ambiental, inclusão social e digital. O processo de pesquisa ensejará a articulação de políticas internas e externas previstas no projeto politico-pedagógico do IFC, o apoio à formação e à consolidação de grupos de pesquisa, o fortalecimento da educação continuada de pesquisadores, bem como o estímulo à publicação e o estabelecimento de parcerias com institutos, universidades e centros de pesquisas nacionais ou internacionais, favorecendo a criação e o desenvolvimento de novos programas de pós-graduação strictu-sensu no IFC. A Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil. Faculdade Nossa Senhora Medianeira – Faculdades Anchieta de São Paulo, FASP, Brasil. importância institucional deste projeto se consolida por sua relevância e originalidade epistêmica e sociocultural, na medida em que avança numa cosmovisão crítica e decolonial. Tal perspectiva pode ter incidências sociopolíticas e ecológicas importantes. Pois, ao mobilizar formas decoloniais de poder e de saber, de ser e de viver, promove a construção de estratégias socioculturais, científicas e tecnológicas importantes para garantir a convivência de todos os seres humanos e da biodiversidade, para além de dispositivos hegemônicos de dominação sociocultural e de destruição sistemática da natureza. |
2010 | 2014 | Educação Intercultural: decolonializar o saber, o poder, o ser e o viver | A interculturalidade se tornou tema de moda. Justamente po r isso se configura como tema paradoxal. O interesse pela interculturalidade, assumido em programas governamentais, movimentos sociais, pela mídia e mesmo pela pesquisa científica, vem romovendo o reconhecimento da diversidade cultural. Ao mesmo tempo, por vezes, apresenta-se como uma nova tendência multicultural sem sentido crítico, político, construtivo ou transformador. Contraditoriamente, o esforço por promover o diálogo e a cooperação entre sujeitos socioculturais diferentes corre o risco de reeditar novas formas de sujeição e subalternização, asfixiando a solidariedade crítica e criativa. Analisar em profundidade esta contradição é o problema que assumimos nesta etapa do processo de pesquisa do Núcleo Mover ? Grupo ?Educação Intercultural e Movimentos Sociais?. Nesta direção, este projeto integrado de pesquisa propõe-se a identificar, analisar e comparar processos de pesquisa que contribuem para a descolonialização do saber, do poder, do ser e do viver em práticas educacionais escolares e populares, promovendo o diálogo e a articulação entre os respectivos grupos de pesquisa. Como base inicial de informações, a pesquisa tomará o acervo de publicações apresentadas em quatro relevantes eventos internacionais de pesquisas interculturais, três seminários promovidos pelo Núcleo Mover (1997, 2003 e 2006) e um congresso, em parceria com Association internationale pour la Recherche Interculturelle (ARIC). Com este estudo, o grupo de pesquisa (1.) formulará um referencial e instrumental teórico-metodológico para o estudo da problemática, (2.) sistematizará e analisará a produção teórica publicada nos três seminários e no congresso focalizados, (3.) realizará estudos comparativos entre textos que discutem o processo dedescolonialização a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos e campos de ação político-pedagógicas, (4.) promoverá a interação em rede entre os grupos de pesquisa que se tornaram in. |
2007 | 2010 | Educação Intercultural: desconstrução de subalternidades em práticas educativas e socioculturais | O reconhecimento da multiculturalidade e a perspectiva intercultural ganharam grande relevância social e educacional no contexto brasileiro ? fortemente marcado pela desigualdade social e pelas lutas de caráter econômico-político ? com o desenvolvimento do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, com o avanço das políticas afirmativas das minorias étnicas, com as diversas propostas de inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais na escola regular, com a ampliação e reconhecimento dos movimentos de gênero, com a valorização das culturas infantis e dos movimentos de pessoas de terceira idade, nos diferentes processos educativos e sociais, assim como com as diferentes propostas de educação ambiental e para a sustentabilidade. A implantação destas propostas político-pedagógicas apresenta desafios de cunho metodológico que recolocam questões de natureza epistemológica. Verifica-se a irrupção de novos sujeitos socioculturais, que remete ao reconhecimento da subalternização de saberes e de conhecimentos estabelecida pela modernidade ocidental. Ao focalizar os processos históricos e sociais em que se evidenciam tensões inerentes a ambivalências constitutivas da identidade e da diferença cultural, o Núcleo Mover vem construindo a opção ético-político-epistemológica pela desconstrução de subalternidades, condição para a reciprocidade inerente à perspectiva intercultural. A partir deste ponto de vista, pretende concentrar a atenção em práticas educacionais e de formação de educadores articuladas com movimentos socioculturais brasileiros e latino-americanos, com a intenção de analisar dispositivos constitutivos de dialogicidade intercultural e de desconstrução de subalternidades, particularmente no âmbito das relações étnicas, geracionais, de gênero, de diferenças físico-mentais e de classe. O grupo integra pesquisas em nível de doutorado, mestrado e iniciação científica, que se articulam transversalmente ao focalizar o desenvolvimento de curso. |
2004 | 2007 | Educação Intercultural: elaboração de referenciais epistemológicos, teóricos e pedagógicos para práticas educativas escolares populares | Objetivos Conceituar epistemologica mente a perspectiva intercultural da educação, focalizando no contexto brasileiro e latino-americano as relações de identidade e diferença que se desenvolvem em movimentos sociais, particularmente no âmbito das relações entre culturas étnicas, geracionais e de gênero, visando à elaboração de subsídios teórico-metodológicos para a formação de educadores, assim como para a educação popular e escolar. Metas Sistematização e análise crítica dos estudos e das experiências recentes que focalizam questões e perspectivas interculturais em práticas educativas e movimentos sociais no Brasil. Elaboração de referencial epistemológico para a educação intercultural. Elaboração e experimentação de subsídios teórico-metodológicos e didáticopedagógicos para a educação intercultural. |
2002 | 2004 | Educação intercultural: desafios e perspectivas da identidade e da diferença cultural em práticas educativas e movimentos sociais no Brasil | Objetivo Conceituar epistemologicamen te a perspectiva intercultural da educação, focalizando no contexto brasileiro as relações de identidade e diferença que se desenvolvem em movimentos sociais, particularmente no âmbito de culturas étnicas e geracionais, visando à elaboração de subsídios teórico-metodológicos para a formação de educadores, assim como para a educação popular e escolar. |
2000 | 2002 | Educação Intercultural: desafios e perspectivas da identidade e pluralidade étnica no Brasil | Objetivos 1. Investigar as relações interculturais entre diferentes grupos sociais, particularmente na região Sul do Brasil. 2. Estudar processos de construção de cidadania e de reconhecimento social, focalizando as tensões entre igualdade e diferença, unidade e pluralidade que se configuram nos movimentos sociais. 3. Formular possibilidades de enfrentamento destas tensões na perspectiva de educação intercultural. Metas 1.Desenvolver pesquisas articuladas ao referencial teórico-metodológico e aos objetivos deste projeto. 2. Formar pesquisadores em nível de iniciação científica, de mestrado e de doutorado. 3. Produzir subsídios teórico-metodológicos na perspectiva da educação intercultural para a elaboração de orientações didático-pedagógicas e para a formação de Rducadores. 4. Interagir com os núcleos de pesquisa atuantes na área temática, no sentido de articular e alimentar uma rede de cooperação científica. |
2001 | 2003 | Educação intercultural e movimentos sociais: cidadania e reconhecimento identitário no sul do Brasil – Plano Sul de Pesquisa e Pós-graduação | Temática: Com a globalização, as relaç ões sociais tornam-se, no plano econômico e político, cada vez mais transnacionais e, no plano cultural, enfrentam o desafio da diversidade, do respeito à diferença e ao princípio da igualdade. Juntamente com a defesa das identidades (étnicas, de gênero, geracionais, comunitárias, ecologistas e de solidariedade sócio-econômica) surge a necessidade de abertura e interação com os diferentes, abrindo possibilidade de ações coletivas sob a forma de redes e parcerias, onde a complementaridade se constrói a partir do respeito às diferenças. Tal quadro de complexidade das relações sociais no mundo contemporâneo requer novas orientações epistemológicas no campo da pesquisa e da educação. O presente projeto assume este desafio mediante a constituição de uma equipe interdisciplinar envolvendo pesquisadores dos campos das Ciências Humanas e Sociais, especialmente da Antropologia, Sociologia, Educação, Serviço Social e Comunicação. Objetivos Gerais: Investigar as relações interculturais entre diferentes grupos sociais na região Sul do Brasil. Estudar processos de construção de cidadania e de reconhecimento social, focalizando as tensões entre igualdade e diferença, unidade e pluralidade que se configuram nos movimentos sociais. Formular possibilidades de enfrentamento destas tensões na perspectiva de educação intercultural. |
2013 | 2016 | Cooperacao Científica com a Curtin University – Professor Visitante | Atuei como professor convidado no instituto “Curtin Uni versity Sustainability Policies” (CUSP) em 20-25 de outubro de 2013, coordenado por Dora Marinova. A Curtin University gentilmente cobriu as despesas com viagem nacional, hospedagem e estadia nos cinco dias de permanência em Perth. No dia 21, Dora Marinova me conduziu a conhecer a sede do CUSP. No dia 22, realizamos um encontro no CUSP, com vários pesquisadores participantes do grupo. O grupo é bastante heterogêneo em termos dena cionalidades de origem e desenvolve diferentes pesquisas no campo da sustentabilidade. De modo particular encontrei Mariela, argentina-brasileira, com quem emergiu a possibilidade de cooperação em torno do seu projeto sobre cidades biofílicas. No dia 23, realizamos uma reunião com o reitor em exercício da Curtin University, David Wood, Dora Marinova e eu. O reitor em exercicio manifestou total apoio a projetos de cooperação com o IFC e UFSC, enfatizando bastante a possibilidade de realizar doutoradosem cotutela. Dia 24, apresentei a conferência e debate sobre Cultural interaction in Brasil: Epistemological challenges na sede do CUSP. A conferência foi vídeoregistrada e se encontra disponível em : https://vimeo.com/channels/cuspinstitute/77841864 . Como resultados desta visita, Dora Marinova decidiu visitar, com apoio financeiro da Curtin University, o IFC em 9-11 de abril de 2014 (onde realizou a conferencia de abertura do II SIEPE do IFC), bem como a UFSC, onde realizou um seminário junto ao PPGE e PPGICH na semana seguinte. Como resultados desta cooperação destacam-se publicações conjuntas, participação em processos de exame doutorandos da Curtin University, visitas de professores brasileiros, da UFSC e da FURB ao Curtin University Sustainability Policies. |
2013 | x | Cooperação Cientifica Internacional com a Griffith University (Honorary Professor) | O processo de cooperação científica com a Griffith University (Mt Grava tt, AU) iniciou-se em 2013, e se manteve mediante visitas anuais a esta universidade onde realizamos várias atividades acadêmicas, que permitiram realizar uma imersão no contexto regional e universitário, realizando contato com autoridades, professores, pesquisadores e estudantes chaves em diferentes áreas, de modo a dar início e a consolidar condições para o desenvolvimento de processos de cooperação cientifica com instituições brasileiras, particularmente com o Instituto Federal Catarinense e com a Universidade Federal de Santa Catarina. Em função destas atividades a Griffith University concedeu a nomeação de Honorary Professor no período de Dezembro de 2014 a Novembro de 2017. Destacam-se neste período a realização de diferentes seminários, oficinas e construção de projetos conjuntos de pesquisa, particularmente com o Griffith Institute for Education Research (GRIER). |
2011 | x | Cooperação Cientifica Internacional com a University of Queensland (Honorary Professor) | O processo de cooperação científica com a University of Queensland (Brisbane,AU) iniciou-se em 2011, e se manteve mediante visitas anuais a esta universidade onde realizamos várias atividades acadêmicas, que permitiram realizar uma imersão no contexto regional e universitário, realizando contato com autoridades, professores, pesquisadores e estudantes chaves em diferentes áreas, de modo a dar início e a consolidar condições para o desenvolvimento de processos de cooperação cientifica com instituições brasileiras, particularmente com o Instituto Federal Catarinense e com a Universidade Federal de Santa Catarina. Em função destas atividades a Universidade de Queensland concedeu a nomeação de Honorary professor no período de Dezembro de 2014 a Novembro de 2017. Destacam-se neste período a participação na organização e Projetos de extensão nos debates do Seminario “Diálogos Sul-Sul” em 2015 e 2017 e respectivas publicações científicas. |
2010 | 2013 | Diversidade Religiosa e Direitos Humanos | O projeto da instituição de pro duzir materiais didáticos/paradidáticos destinados à subsidiar a construção de relações baseadas no reconhecimento e respeito à diversidade religiosa presente na cultura brasileira, na qual convivem inúmeras crenças e tradições religiosas, diante da necessidade de possibilitar maneiras de lidar com a convivência conflituosa existente no ambiente escolar devido ao preconceito direcionado a certas identidades e valores religiosos. |
2009 | 2010 | Curso de Formação de Professores para a Diversidade e Cidadania | Formar profissionais da educação básica, nos níveis de ensino fundamental e médio das escolas públicas do Estado de Santa Catarina, no que concerne aos temas relativos a diversidade e cidadania. O curso de formação continuada à distância, objeto dessa proposta, envolve 240h de formação distribuídas em módulos temáticos que abrangem aspectos importantes dos temas da diversidade e visa formar professores e outros profissionais da educação da rede de ensino de educação básica, nos níveis fundamental e médio para a promoção e compreensão da educação como direito fundamental e estratégia para a promoção do desenvolvimento humano das diversas populações, para a inclusão de saberes diversos e enfrentamento de todo o tipo de discriminação e preconceito. O curso visa também proporcionar o estabelecimento de uma rede de colaboração virtual para a discussão e compartilhamento de informações e aprendizagem sobre práticas pedagógicas inclusivas na escola. |
2009 | x | Cooperacao Científica com a Universidade de Montreal | O processo de cooperacao científica da Univ ersidade de Montreal com a Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal Catarinense, mediado pelos professores Reinaldo Matias Fleuri e Marie Mc Andrew se consolidou com a participacao desta professora no XII conresso da ARIC (2009) realizado em Florianópolis, bem como com sua visita em novembro e dezembro de 2012 à UFSC e a visita do prof. ReinaldoFleuri à Universidade de Montreal em março-abril de 2013, bem como pelo intercambio de estudantes de pos-graduação. 1, A visita da professora à UFSC e IFC realizou-se no período de 22 de novembro a 15 de dezembro de 2012. Neste periodo realizou diferentes eventos academicos e articulacao do processo de cooperacao internacional entre UFSC/IFC e UdM. 2. A estada do professor Reinaldo Matias Fleuri na Cátedra de pesquisa em Educação e Relações Étnicas do Canadá desenvolveu-se como previsto, de 12 de março a 04 de abril de 2013. Estágio como professor convidado configurou quatro grupos de atividades: 1) encontros individuais, como também coletivos, mais formais com os pesquisadores do CEETUM e de suas equipes associadas que têm interesse nas questões ligadas à educação e às relações étnicas, bem como de temáticas relacionadas; 2)intervenções do professor Fleuri em diversos cursos e seminários; 3) encontros com autoridades e colegas da Faculdade de Ciências da Educação para fazer, entre outras coisas, um balanço sobre os intercâmbios de estudantes no Programa Estudantes para o Desenvolvimento e 4) sessões intensivas de trabalho com a titular da Cátedra e diversos colegas da área ?Educação e Relações Étnicas?, a fim de amarrar de forma mais sistemática os trabalhos de teorização sobre educação inclusiva, prevista pela equipe de Québec no Programa de pesquisa 2010-2014 e do núcleo MOVER acerca da meta-análise e a teorização do campo da educação intercultural. |
2008 | 2008 | Construção Curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA-SESI/SC) na perspectiva | R ealizar um percurso de formação continuada mediante a experimentação e a análise crítica, na perspectiva intercultural inclusiva, de um processo de construção curricular de educação de jovens e adultos, a partir e em função da prática desenvolvida no Programa Educação do Trabalhador no Ensino Fundamental e Médio -SESI/SC. |
2007 | 2007 | Curso de Capacitação de formadores para a educação inclusiva | O Curso de Capacitação de formadores para a educa ção inclusiva realizado pelo SESI/SC, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/FAPEU), promoveu a formação de 51 profissionais envolvidos com processo de educação de pessoas com deficiências e de preparação para sua inserção no mundo do trabalho. O desenvolvimento do curso, de caráter introdutório, resultou em intensa formação de atitudes e de fundamentos teóricos para a promoção da educação inclusiva. Promoveu uma iniciação aos procedimentos metodológicos da prática de educação, que necessita ser aprofundada e aprimorada com base reflexão crítica da prática profissional em desenvolvimento e na apropriação dos recursos didático-pedagógicos pertinentes aos processos inclusivos. I – Do projeto Pedagógico 1.1. Desenvolver o Projeto Pedagógico para o Centro de Integração e Escolarização da Pessoa com Deficiência, contendo: 1.1.1. a concepção teórica da Educação Inclusiva e os autores que sustentam esta concepção; 1.1.2. o detalhamento da metodologia de trabalho da Educação Inclusiva; 1.1.3. a forma de articulação entre esta metodologia, a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) do Programa SESI ? Educação do Trabalhador, considerando os processos de educação inclusiva de pessoas com deficiências visual, auditiva e/ou físico-motora em empresas. II ? Da elaboração dos Cadernos Técnicos 2.1. Com o objetivo de garantir ações educativas relevantes e efetivas, comprometidas com a formação e a aprendizagem dos alunos, se realizará a istematização da metodologia de trabalho da Educação Inclusiva e a sua forma de articulação com a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) do Programa SESI ? Educação do Trabalhador. 2.2. Para tanto, considerando os processos de educação inclusiva de pessoas com deficiências visual, auditiva e/ou físico-motora em empresas, serão desenvolvidos Cadernos Técnicos para uso pelo professor. 2.3. Como produtos finais desta etapa serão elaborados 04. |
2005 | 2007 | Curso de Formação de Educadores Populares de Capoeira na Perspectiva Intercultural | A concepção do curso advém do Programa de Educação e Relações Interculturais (PERI). Por isso, este projeto passou a ser chamado PERI-Capoeira. É parte integrante do projeto integrado de pesquisa Educação Intercultural: elaboração de referenciais epistemológicos, teóricos e pedagógicos para práticas educativas escolares e populares , desenvolvido pelo Núcleo de Educação Intercultural e Movimentos Sociais (MOVER), do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se da realização, em parceria com a Confraria Catarinense de Capoeira, de um curso piloto de formação de educadores populares, visando à consolidação de um campo empírico de investigação para a formulação de referenciais teórico-metodológicos e didático-pedagógicos para práticas educativas na perspectiva intercultural. O curso de formação de educadores populares de capoeira envolveu 90 pessoas vinculadas à universidade e ao mundo da capoeira, entre organizadores e participantes, constituindo-se numa rica experiência pedagógica e de pesquisa educacional, que produziu referências teórico-metodológicas e didático-pedagógicas significativas para a formação de educadores populares. A sistematização da análise da experiência, com vistas à formulação de um projeto para ampliar e multiplicar o processo de formação pedagógica de educadores de capoeira, se tornou possível graças ao apoio suplementar da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura (MinC), concedido mediante o convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). |