Equipe

CONHEÇA A EQUIPE DO NÚCLEO MOVER!

O Núcleo Mover articula pesquisas e diálogos com movimentos sociais e práticas comunitárias, promovendo a construção coletiva de saberes em prol de uma sociedade mais inclusiva e plural. Conheça nossos projetos e participe das nossas atividades. A equipe do Núcleo Mover é composta por professores, pesquisadores e colaboradores que, em conjunto, constroem reflexões e práticas acadêmicas em diálogo com movimentos sociais.

Professor Reinaldo Fleuri – Coordenador:

Reinaldo Fleuri é Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e realizou estágios de pós-doutorado na Itália, USP e UFF. Professor Titular aposentado da UFSC, atua como professor voluntário e integra o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Foi professor visitante em diversas instituições, colaborando com programas de pós-graduação e publicações. Fundou o Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Movimentos Sociais (1997) e se destaca na articulação de pesquisa com intervenção educativa. Participa ativamente de associações científicas nacionais e internacionais, liderando congressos no campo da Educação Intercultural e Movimentos Sociais.

Contato: fleuri@pq.cnpq.br – redemover@gmail.com

Carlo Arturo Zarallo Valdés – Colaborador:

Carlo Arturo Zarallo Valdés é Doutor em Filosofia (UFSC) e professor de Filosofia. Possui especialidade em Filosofia Antiga pela UCM e em Ciências Andinas pelo Instituto Escola Superior ALTERIDAD. O foco de suas pesquisas é a Filosofia Contemporânea e Latino-Americana. Possui experiência em trabalhos com populações indígenas, camponesas e de pescadores. Tem participado da criação da escola popular “Nuestra América” na cidade de Talca, Chile, junto a uma rádio popular na mesma cidade. Foi criador do projeto “Filosofia en la Calle” como uma forma de aproximar a Filosofia às pessoas comuns. Durante o ano de 2022, começou a trabalhar no projeto de Arqueoastronomia, transmitindo conhecimento à população de Florianópolis. Possui credenciamento internacional PADI como mergulhador avançado, além de praticar a pesca submarina e apneia desde o ano de 2015 na Barra da Lagoa, Florianópolis.

Contato: carlo.zarallo@hotmail.com

Patrícia Barbosa Pereira – Colaboradora:

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestra e doutora em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, também nessa instituição. É professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná – UFPR, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino – Setor de Educação, nos cursos graduação em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Atua, também, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e seu ensino/pesquisa, prioritariamente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem, Estudos Decoloniais e Interculturalidade no Ensino de Ciências/Biologia. Coordena o LIDEC – Laboratório de Estudos de Interculturalidade, Discursos e Decolonialidades na Educação. Nos últimos anos tem também se dedicado à formação inicial e continuada de professores de Ciências e/ou Biologia.

Contato: patriciapereira@ufpr.br

Ronnielle Azevedo Lopes – Colaborador:

Doutor em Educação (PROPED-UERJ). Mestre em Filosofia pela PUC-SP. Professor de Filosofia e Epistemologia no Campus Rural de Marabá-PA – IFPA. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Diferença. Pesquisador da REDE MOVER – Educação Intercultural e Movimentos Sociais participantes no Projeto Educação Intercultural: Viver, conviver e gerar vida em plenitude. Líder do Grupo de Pesquisa Saberes Tradicionais e Etnosintropia no Vale do Tocantins-Araguaia (GP-SATE). Atualmente faz Estágio de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC) tendo como Supervisor o prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri.

Contato: ronnesingular@gmail.com

José Mendes Fonteles Filho – Colaborador:

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará – UFC, é Pós-Doutor em Antropologia (UFPE 2016), Pós-Doutor em Ciências, Tecnologias e Inclusão (UFF 2022) e, atualmente, realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC. Possui doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2003) e graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP (1990). Atualmente está lotado no Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação (FACED), onde ministra as disciplinas Educação Indígena, Educação Popular, Educação e Movimentos Sociais, Educação do Campo, Desenvolvimento e Sociedade Sustentável. Foi também docente colaborador e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia Cuiambá – Magistério Intercultural Tremembé, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Tem experiência nas áreas de Antropologia, Filosofia, Educação e Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos temas: Cultura e Processos de Subjetivação, Educação Indígena, Formação de Professores, Movimentos Sociais, Educação Popular, Educação do Campo, Arte-Educação e Epistemologia das Ciências Humanas. Foi organizador e coordenador do primeiro curso de licenciatura intercultural no Nordeste do Brasil, o Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS, bem como do Curso de Magistério Indígena Superior Intercultural dos Povos Pitaguary, Tapeba, Kanindé, Jenipapo-Kanindé e Anacé (MISI-PITAKAJÁ). É sócio-fundador da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – AIIIIPe, membro da Red Interuniversitaria Educación Superior Y Pueblos Indígenas de America Latina – RED ESIAL e também sócio-fundador do Grupo Salamanca de Investigación en Antropología Indigenista y Educación Intercultural – GSIAIEI. É um dos organizadores da Coleção Diálogos Intempestivos, publicada pelas Edições UFC. É ainda o organizador da Coleção Magistério Pé no Chão, publicada pela Imprensa Universitária da UFC, e da Coleção Saberes Tremembé do Céu, da Terra e do Mar, publicado pelo MEC/UFMG. É também músico, compositor e cantor.

Contato: fonteles@ufc.br

Allyson Benayan Fernandes De Lima – Bolsista IC/CNPq:

Allyson Benayan Fernandes De Lima é estudante de Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente cursando a segunda fase de sua primeira graduação. Ele atua como bolsista do projeto “Entretecer Saberes Decoloniais”, coordenado pelo professor Reinaldo Fleuri, dentro do Programa de Iniciação Científica do CNPq. Suas atividades no projeto envolvem a pesquisa e o diálogo com temas ligados à decolonialidade, interculturalidade e a relação entre educação e movimentos sociais, além de administrar o site e as redes sociais do núcleo mover. Allyson demonstra um forte interesse em conectar suas habilidades acadêmicas ao campo da preservação e organização da informação, com enfoque em práticas decoloniais e interculturais.

Contato: allysonlfernandesz@gmail.com