Integrantes de Pesquisa: Viver em Plenitude
Adir Casaro Nascimento – Universidade Católica Dom Bosco
Graduada em Pedagogia; mestrado e doutorado em Educação. Docente aposentada da UFMS. Docente e pesquisadora do PPGE/UCDB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Interculturalidade/CNPq. Membro da RED ESIAL Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina; da Catedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina, na (UNTREF/Argentina); da RED FEIAL( Formadores en Educación e Interculturalidad en América Latina); da Rede BAOBÁ: inspirações para o enraizamento de políticas afirmativas em Programas de Pós-Graduação, Edital 17/2023- (PDPG)/Políticas Afirmativas e Diversidade; coordenadora da Ação Saberes Indígenas na Escola- UCDB/MEC/FNDE. Atuação em educação escolar indígena, saberes indígenas, interculturalidade/ colonialidade/decolonialidade, formação de pesquisadores e professores indígenas.
Contato: adir@ucdb.br
André Vasconcelos Ferreira – Universidade Federal do Ceará
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado do Departamento de Teoria Econômica da UFC, onde coordena o PROGEPA (Programa de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente) e o GESOL (Grupo de Extensão em Economia Solidária). Participa do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP) e Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP). Tem experiência nas áreas de Ciências Econômicas, Geografia e Interdisciplinar em Ciências Humanas, atuando principalmente nos temas: Economia e Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Urbano, Políticas Públicas, Economia Política, Educação Popular, Cooperativismo e Tecnologias Sociais.
Contato: vf.andré@gmail.com
Andy Wear – University of Melbourne
Dr Andy Wear is a Senior Lecturer in Higher Education at the Williams Centre for Learning Advancement. He has worked in a number of Australian universities both as an academic and leading large-scale teaching and learning transformation projects. He specialises in aesthetic learning theories, decolonising business education, curriculum and assessment design, critical and creative pedagogies, philosophy of education, as well as academic leadership and organisational development. He has published and presented in these fields both nationally and internationally.
Tradução: Dr Andy Wear é um professor sênior em educação superior no Williams Centre for Learning Advancement. Ele trabalhou em várias universidades australianas como acadêmico e liderando projetos de transformação de ensino e aprendizagem em larga escala. Ele é especialista em teorias de aprendizagem estética, educação empresarial descolonizadora, design de currículo e avaliação, pedagogias críticas e criativas, filosofia da educação, bem como liderança acadêmica e desenvolvimento organizacional. Ele publicou e apresentou nessas áreas nacional e internacionalmente.
Contato: Andy.wear@unimelb.edu.au
Camila Alessandra Domingues – Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciatura, Bacharel e Formação do Psicólogo (2007), atualmente cursando Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (bolsista FAPESC) da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC). Mestre em Geografia (Geografia Humanística-Cultural) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atuando com os temas: Decolonialidade do saber, Educação Intercultural e processos psicossociais da relação pessoa e ambiente.
Contato: dominguescamila@gmail.com
Danilo Seithi Kato – Universidade de São Paulo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores (2014). Atualmente é docente na Universidade de São Paulo (USP), no Departamento de Educação, Informação e Comunicação – DEDIC. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003). É credenciado, como professor permanente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP (Rio Claro) e no PPGE da UFTM. Também é colaborador voluntário do Centro de Investigações de Metodologias Educacionais Alternativas Conexão (CIMEAC), associação sem fins lucrativos e de interesse público com enfoque em estudos sobre Educação Popular. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores e em metodologia de ensino de ciências/biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, educação ambiental, educação popular, interculturalidade e decolonidade na educação.
Contato: katods@usp.br
Joana Vangelista Mongelo – Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2024). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (2013).Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), com habilitação em orientação educacional e também em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica pela mesma universidade (2015). Atualmente cursa Letras Português na UFSC. Têm experiência como educadora na educação indígena, língua e cultura Guarani Mbyá e Nhandeva e com a formação de professores Guarani. Trabalhou como professora de ensino fundamental nos municípios de São José (SC) (2017) e São Pedro de Alcântara (SC) (2018). Atualmente lotada na Universidade Federal de Santa Catarina como Professora Substituta, atuando junto ao Departamento de História (CFH-UFSC) no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Seu interesse está atrelado à educação infantil e direito da criança, especialmente no que se refere às infâncias indígenas. Também tem interesse por Estudos da Tradução das línguas indígenas. Bolsista CAPES de doutorado em Estudos da Tradução.
Contato: joanamongelo66@gmail.com
João Batista Freire da Silva – Universidade de Campinas-Unicamp
Professor aposentado pela Unicamp, ex-professor da USP – Universidade de São Paulo, ex- professor da Universidade Federal da Paraíba, ex-professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, sempre na área da Educação Física. Licenciado em Educação Física em 1973, professor de várias disciplinas, quase todas ligadas à questão do lúdico e da motricidade. Atualmente consultor pedagógico do Instituto Esporte e Educação-IEE. Participante de vários projetos do IEE, em vários estados brasileiros. Autor de diversos livros, entre eles Educação de corpo inteiro (Scipione), Educação como prática corporal (Scipione), O jogo: entre o riso e o choro (Autores Associados), A graça do jogo (Autores Associados), O jogo de bola na escola (autores associados).
Contato: jbfreire32@gmail.com
José Mendes Fonteles Filho – Universidade Federal do Ceará
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará – UFC. Tem pós-doutorado em Antropologia (UFPE 2016) e em Ciências, Tecnologias e Inclusão (UFF 2022). No momento, realiza novo pós-doutorado junto ao PPGICH/UFSC. É Doutor em Educação Brasileira (UFC 2003) e graduado em Filosofia (UNICAP (1990). Tem experiência nas áreas de Antropologia, Educação e Filosofia, atuando nos temas Cultura e Processos de Subjetivação, Educação Indígena, Formação de Professores, Movimentos Sociais e Educação Popular, dentre outros. Foi organizador e coordenador do primeiro curso de licenciatura intercultural no Nordeste do Brasil, o Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS. É sócio-fundador da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – AIIIIPe.
Contato: fonteles@ufc.br
Juliana Akemi Andrade Okawati – Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Antropologia Social (UFSC). Supervisora/Formadora/Colaboradora da Ação Saberes Indígenas na Escola – ASIE – Núcleo SC (2017 – atual). Pesquisadora do NUER – Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (2013-2017); REDE MOVER – Educação Intercultural e Movimentos Sociais (2018-atual); e, ROC Representação e Organização do Conhecimento (2023-atual)
Contato: julianaokawati@gmail.com
Kércia Priscilla Figueiredo Peixoto – Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Ciências Sociais (UFPA), professora e pesquisadora com experiência em formação de professores em curso de Licenciatura Intercultural Indígena (UFSC). Mestra em Serviço Social (UFPA). Bacharel em Turismo (UFPA) com Formação Pedagógica em História (Uniasselvi), é professora de História e de Estudos e Projetos Culturais. Atua em projetos e pesquisas sobre aplicação da lei 11645, antirracismo, identidade, movimento indígena, educação intercultural, decolonialidades. Pós doutoranda no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo – UFSC, desenvolvendo o projeto “Conhecimentos indígenas e a regeneração de cidades em tempos de emergência climática”.
Contato: kerciapris@gmail.com
Lara luisa Silva Gomes – Instituto Federal de Santa Catarina
Sou quilombola, mãe, filha de Ângela e Vicente, neta de Ambrosia, Maria, Liberino e Selvino. Ativista e doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo (USP) na linha de Estado e Políticas Educacionais. Sou Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com foco em Políticas, Estado e Gestão da Educação Quilombola. Possuo MBA em Políticas Públicas, Governança e Controle da Regulação pela ENAP, além de pós-graduação em Neurociência e Psicopedagogia e formação em Inglês. Sou pedagoga pela UNIMONTES.Fui Conselheira Nacional da Promoção da Igualdade Racial e atualmente sou vice-presidente da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, N’GOLO. Fui a primeira mulher quilombola a me candidatar à prefeitura municipal de Paracatu, MG. Idealizei a primeira linha de pesquisa em quilombos na Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e atualmente coordeno o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no IFSC – São José.Desenvolvi a Agenda Afirmativa para gestores públicos e lideranças negras e quilombolas, bem como o Currículo primeira graduação em Educação Quilombola de Minas Gerais no IFNMG. Atualmente, sou pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), membra do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do IFSC, do grupo de pesquisa sobre história das mulheres, interseccionalidades e membra do Coletivo IFSC Negro.
Contato: lara.luisa@ifsc.edu.br
Marcelo Silveira – Universidade Federal de Santa Catarina
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2007), Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC (2010). AnalistaAmbiental do Instituto Chico Mendes/ICMBio, tendo sido gestor responsável em duas unidades de conservação marinhas. Tem experiência na área de conservação marinha, educação ambiental e na gestão participativa de unidades de conservação. Atualmente é mediador institucional de conflitos e instrutor em temáticas de relações interpessoais no Núcleo de Prevenção e Mediação de Conflitos Interpessoais/Mediare do ICMBio. Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, com foco de investigação no campo dos Estudos de Paz e Conflitos. Pesquisa sobre processos de construção de paz e transformação de conflitos nas organizações.
Contato: silveiranomar@gmail.com
Mariateresa Muraca – Universidade Federal do Pará
Mariateresa Muraca é professora da Universidade Federal do Pará. Em 201, conseguiu o doutorado em Ciências da Educação e da Formação Continua na Universidade de Verona (Itália), em co-tutela com a Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou dois estágios de pós-doutorado, na Universidade de Verona (de 2016 a 2017) e na Universidade do Estado do Pará (de 2020 a 2023). É editora da revista “Educazione aperta. Rivista de pedagogia critica”, líder do grupo de pesquisa “Hodós – Educação crítica, processos político-pedagógicos e metodologias transformadoras” e integrante de várias outras comunidades de compromisso e pesquisa. É autora de mais de oitenta publicações científicas. Atua principalmente nos seguintes temas: perspectivas educativas populares, feministas e decoloniais, intercultura crítica, educação e movimentos sociais, metodologias didáticas e de pesquisa participativas.
Contato: muraca@ufpa.br
Patrícia Barbosa Pereira – Universidade Federal do Paraná
Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestra e doutora em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como docente e pesquisadora na Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino – Setor de Educação, ao Programa de Pós- Graduação em Educação, e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Coordena o LIDEC – Laboratório de Estudos de Interculturalidade, Discursos e Decolonialidades na Educação. Atualmente está em estágio de pós- doutoramento no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, no qual é pesquisadora colaboradora do Núcleo Mover.
Contato: patriciapereira@ufpr
Paulo Ricardo do Canto Capela – Universidade Federal de Santa Catarina
Graduação em Educação Física pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas/RS), ano de 1983 e Engenharia Elétrica pela UCPEL (Universidade Católica de Pelotas/RS) , ano de 1984; especialista em Futebol pela Universidade Federal de Pelotas/RS, ano de 1985 e Ciência da Preparação Física pelas Faculdades Integradas Castelo Branco/RJ, ano de 1993; Mestre em Educação. Área de Concentração: Teoria e Prática Pedagógica. Universidade Federal de Santa Catarina, ano de 1996 e Doutor em Educação. Área de Concentração; História e Sociologia da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, ano de 2021; Professor Associado II do Centro de Desportos/ Departamento de Educação Física/ Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/DEF/UFSC) e atual Diretor do Departamento de Esportes, Cultura e Lazer da Universidade Federal de Santa Catarina.
Contato: pcapelasc@gmail.com
Ronnielle de Azevedo Lopes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Doutor em Educação (PROPEd-UERJ). Mestre em Filosofia pela PUC-SP. Professor de Filosofia e Epistemologia no Campus Rural de Marabá-PA – IFPA. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Diferença. Pesquisador da REDE MOVER – Educação Intercultural e Movimentos Sociais atuando no Projeto Educação intercultural: Viver, conviver e gerar vida em plenitude. Líder do Grupo de Pesquisa Saberes tradicionais e etnosintropia no Vale do Tocantins-Araguaia (GP-SATE). Atualmente faz Estágio de Pós- Doutoramento no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC) tendo como Supervisor o prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri.
Contato: ronnielle.azevedo@ifpa.edu.br
Roselaine Dias da Silva – Universidade Federal de Santa Catarina/PPGICH
Professora da educação fundamental do município de Porto Alegre nas áreas daeducação, esporte e lazer; mestre em educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul(UEMS), doutoranda do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina: licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Graduanda em Ciências Políticas- Ciências Sociais da Universidade Federal do Pampa. Integrante dos Grupos de Pesquisa Educação, Sexualidade e Cultura(UEMS); Educação, Interseccionalidades, Direitos Humanos e Educação(UNIPAMPA); Instituto Kadilla(UFSC).
Contato: roselainediasdasilva5707@gmail.com
Sérgio Luís Boeira – Universidade Federal de Santa Catarina
Sérgio Luís Boeira é doutor em ciências humanas pela UFSC. Fez o curso de comunicação social (PUC-RS; jornalismo), parte do curso de história (na UFRGS e na UFSC). Cursou – como bolsista do CNPq – o mestrado em ciências sociais (UFSC, área de concentração: sociologia) e o doutorado em ciências humanas (UFSC, área de concentração: sociedade e meio ambiente). Estágio de pós-doutorado em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (2022-2023). Pesquisa temas como paradigma da complexidade, inter e transdisciplinaridade; estudos organizacionais, métodos qualitativos de pesquisa, teoria da delimitação de sistemas sociais, administração pública, teoria das representações sociais, sustentabilidade (ecologia social e política), cooperativismo e economia solidária, além dos impactos socioambientais da indústria de tabaco.
Contato: sergio.boeira@ufsc.br
Valquiria Farias Bezerra Barbosa – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco
Bacharelado em Enfermagem e Obstetrícia (UFPE-1994); Doutorado em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas modalidade DINTER (UFSC-2014). Concluiu estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (UFPE) Centro Acadêmico do Agreste, sob a supervisão da Profa. Dra. Lucinalva Ataíde de Almeida, na linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem (2021-22). 2-Professora da classe titular do IFPE. Docente do Curso Técnico em Enfermagem do IFPE, Campus Abreu e Lima e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em Rede Nacional (ProfEPT) no IFPE, Campus Olinda (Portaria IFPE GR 1590/2018). 3- Bolsista de Produtividade em Pesquisa Editais PROPESQ/IFPE: 2015; 2019-2020; 2022-2023; 2023- 2024 É líder do grupo de pesquisa “Cuidado e Promoção à Saúde” (IFPE); Membro do grupo de Pesquisa Organização, Memórias e Práticas Educativas na EPT (IFPE); membro do Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências das Saúde e da rede Mover (UFSC). Linhas de Pesquisa: Práticas Educativas na EPT; Interculturalidade e Saúde. Temas de interesse: Estudos sobre Currículo e Pedagogias Antirracistas na EPT, Práticas de cuidado desmedicalizantes; Saúde Indígena; Produção do Cuidado em Contextos Interculturais; Sustentabilidade na educação e na saúde.
Contato: valquiria.bezerra@abreuelima.ifpe.edu.br
Vanessa Silva Sagica – Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Linguística da Área de concentração: Sociolinguística e Dialetologia/Linha de pesquisa: Política linguística da Pós-graduação em Linguística- UFSC; Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL/SC), Graduada em Letras Espanhol/Português pela Universidade Federal de Roraima. Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Membro dos grupos de pesquisa: – Políticas Linguísticas Críticas e Direitos linguísticos da UFSC; Membro da Equipe Executiva do Grupo de Trabalho Nacional da Década Internacional das Línguas Indígenas no Brasil – Coordenadora do GT Nacional (2024-2026). Responsável pelo desenvolvimento do Site e da Comunicação do GT Nacional das Línguas Indígenas junto à UNESCO/BR(2022-2023); Idealizadora e organizadora do projeto literário Sementes-Palavras que tem o objetivo de promover a Literatura Indígena nas instituições de ensino.
Contato: VANESSA.SAGICA@YAHOO.COM.BR