Educação intercultural: Viver, conviver e gerar vida em plenitude

Educação intercultural: Viver, conviver e gerar vida em plenitude

(2022-2027)

O presente projeto de pesquisa – que propõe focalizar o tema da educação intercultural, recorrente em todas os projetos de pesquisa realizados nas últimas três décadas, agora focalizando as cosmovisões ancestrais dos povos originários de Abya Yala, voltadas para a perspectiva de “viver, conviver e gerar vida em plenitude” – fundamenta a formulação de seus objetivos em referências teórico-metodológicas estudadas e debatidas criticamente ao longo do percurso de pesquisa.

A consistência teórica do projeto enseja avanços na concepção da metodologia de formulação e do estudo do problema (indicado pela contradição entre a modernidade/colonialidade e a ancestralidade/Bem Viver), ao incorporar princípios epistêmicos de culturas ancestrais complexos, para além das lógicas modernas, formal e dialética. Neste sentido, problematiza-se o racionalismo, antropocentrismo e o especismo, viabilizando-se um diálogo crítico decolonial com as cosmovisões de povos originários, ao se reconhecer os princípios ético-epistêmicos da relacionalidade, complementaridade, reciprocidade e integralidade. Assim, o atravessamento ético-epistêmico transmoderno possibilita desativar os dispositivos subalternizantes, montados segundo as lógicas bipolares e generalizantes da modernidade, abrindo possibilidade de reconhecer a alteridade, a singularidade e o protagonismo dos povos originários e aprender com os modos de saber e de poder, de ser e de viver das culturas ancestrais de Abya Yala. Tal aprendizado é extremamente relevante no contexto contemporâneo, uma vez que pode fundamentar e mobilizar estratégias socioculturais e políticas públicas necessárias para enfrentar com eficácia os três grandes impasses em que a humanidade se encontra hoje, tal como apontados por Noam Chomsky (ou seja, os riscos do colapso ambiental global, da corrida armamentista e da erosão das democracias). Neste sentido, a contribuição do presente projeto é extremamente necessária, original e inovadora.

A articulação do processo de pesquisa em rede constitui-se como estratégia fractal e sustentável de cooperação científica interinstitucional e internacional, que lhe garante viabilidade e amplo potencial de expansão. A promoção cooperativa de eventos e colóquios, em que lideranças e pesquisadores orgânicos aos povos e movimentos populares de raízes ancestrais desempenham posição protagonista, se constitui como processo de produção de pesquisa, ao mesmo tempo que empodera pesquisadores populares, na busca de Bem Viver, ao conviver e gerar vida em plenitude.

Palavras-chave: Bem Viver, educação intercultural, sustentabilidade, decolonialidade, indígenas.

Intercultural education: to live, to live together, to generate well living.

The present research project – which proposes to focus on the theme of intercultural education, recurrent in all research projects carried out in the last three decades, now focusing on the ancestral cosmovisions of the native peoples of Abya Yala, focused on the perspective of “living, coexisting and generate full life” – bases the formulation of its objectives on theoretical-methodological references studied and critically debated throughout the research path.

The theoretical consistency of the project leads to advances in the conception of the methodology for formulating and studying the problem (indicated by the contradiction between modernity/coloniality and ancestry/Living Well), by incorporating epistemic principles from complex ancestral cultures, in addition to modern logics, formal and dialectical. In this sense, rationalism, anthropocentrism and speciesism are problematized, enabling a critical decolonial dialogue with the cosmovisions of original peoples, by recognizing the ethical-epistemic principles of relationality, complementarity, reciprocity and integrality. Thus, the transmodern ethical-epistemic crossing makes it possible to deactivate the subalternizing devices, assembled according to the bipolar and generalizing logics of modernity, opening the possibility of recognizing the otherness, singularity and protagonism of original peoples, and learning with the modes of knowledge and power, of being and living of the ancestral cultures of Abya Yala. Such learning is extremely relevant in the contemporary context as it can support and mobilize sociocultural strategies and public policies necessary to effectively face the three great impasses in which humanity finds itself today, as pointed out by Noam Chomsky (the risks of global environmental collapse, the arms race and the erosion of democracies). In this sense, the contribution of this project is extremely necessary, original and innovative.

The articulation of the research process in a network constitutes a fractal and sustainable strategy of inter-institutional and international scientific cooperation, which guarantees its viability and ample potential for expansion. The cooperative promotion of events and colloquiums, in which leaders and researchers organic to peoples and popular movements with ancestral roots play a leading position, constitutes a process of research production, at the same time as the empowerment of popular researchers, in the search for Living Well, to live together and generate life to the fullness.

Keywords: Living-well, intercultural education, sustainability, decoloniality, indigenous, inclusive education.

Projeto_CNPq2022_2027

Instituição Executora: UFSC/PPGICH

Equipe  

Coordenador País Instituição Link CV
Reinaldo Matias Fleuri BR UFSC  

http://lattes.cnpq.br/0966229092773143

 

Pesquisadores País Instituição Link CV
Jorgelina Andrea Villarreal AR UNCOMA https://drive.google.com/open?id=1ZyVO0TZrj_LUxZp2p0s25cGrFjsOGipT
Raúl Adolfo Díaz AR UNCOMA https://drive.google.com/file/d/1ETcnWgXox-j4Yo1pCW9eTS0GRNEJyAPC/view
Nicholas Martin Nakata AU JCU http://research.jcu.edu.au/portifolio/martin.nakata
Roberto Esposto AU UQ https://languages-cultures.uq.edu.au/profile/983/roberto-esposto
Adir Casaro Nascimento BR UCDB http://lattes.cnpq.br/1629728652577164
Beleni Salete Grando BR UFMT http://lattes.cnpq.br/2322323427528838
Elcio Cecchetti BR UNOCHAPECÓ http://lattes.cnpq.br/6402588298008183
Genivaldo de Souza Santos BR IFSP http://lattes.cnpq.br/7871345424315866
Geórgia Pereira Lima BR UFCA http://lattes.cnpq.br/2433944544835019
Ivanilde Oliveira Apoluceno BR UEPA http://lattes.cnpq.br/6486192420682817
Jacques Henri Maurice Gauthier BR
Juliana Andrade Akemi Okawati BR UFSC http://lattes.cnpq.br/1263917353420512
Kércia Priscilla Figueiredo Peixoto BR FMP http://lattes.cnpq.br/5280846737918794
Maria Betânia Barbosa Albuquerque BR UEPA http://lattes.cnpq.br/6415743127554581
Mônica Pereira dos Santos BR UERJ http://lattes.cnpq.br/8795823734042859
Rodrigo Corrêa Diniz Peixoto BR UFPA http://lattes.cnpq.br/9872938064820413
Ronnielle de Azevedo-Lopes BR IFPA http://lattes.cnpq.br/8640633644229193
Sergio Roberto Moraes Corrêa BR UEPA http://lattes.cnpq.br/1347947243469780
Andrés García Sánchez CO UA https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=00 00468673
Zayda Sierra CO UA https://www.researchgate.net/profile/Zayda-Sierra
Mariateresa Muraca IT UNIVR http://lattes.cnpq.br/1031878280995937
José del Carmen Marín Gonzáles SWI https://drive.google.com/file/d/1QHcWRuWgELJ3UtahNNBru3m_JwQI6w8x/view
Colaboradores Indígenas País Instituição Link CV
Josué Carvalho PT ULHT http://lattes.cnpq.br/3749800038682321
Aiyra Amana Tupinambá BR Associação Multiétinica Wyka Kwara
Miguel Guimarães da Silva BR Associação Multiétinica Wyka Kwara