Educação intercultural: aprender com os povos originários do Sul e decolonizar a educação

Educação intercultural: aprender com os povos originários do Sul e decolonizar a educação 

Intercultural education: learning from Southern Indigenous Peoples to decolonize education

O projeto visa estudar as cosmovisões de povos originários do hemisfério sul, relacionadas com a concepção de “bem-viver”, em suas implicações decoloniais e não-coloniais para a construção de políticas de sustentabilidade, bem como de propostas e práticas inovadoras de educação intercultural e inclusiva. Alavancado pela rede de cooperação científica intercultural e internacional construída ao longo das últimas duas décadas, contando com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC) e do Griffith Institute for Educational Research (GIER), a presente proposta está sendo erigida como um processo sociopoético de pesquisa, congregando em rede pesquisadoras e pesquisadores, bem como mediadoras e mediadores interculturais ligados a povos originários do Brasil, América Latina, Austrália e África. Estudos de revisão bibliográfica permitirão fundamentar os processos de pesquisa em cooperação com os diferentes parceiros e interlocutores, bem como as entrevistas com mediadores interculturais e movimentos organizados de povos originários, atividades estas  que serão compartilhadas mediante intercâmbio interinstitucional ou seminários presenciais e virtuais. Os resultados do processo de pesquisa serão veiculados mediante publicações científicas e  produtos de divulgação em rede virtual, contribuindo para o avanço das pesquisas relacionadas com a interculturalidade crítica na área de educação, para a cooperação cientifica interinstitucional e internacional, para o estreitamento da interação entre universidades e movimentos sociais de povos originários, bem como para a construção de políticas interculturais de sustentabilidade e de práticas que fomentem a integração e empoderamento das culturas e povos originários.

Palavras Chave: Bem-viver, educação intercultural, sustentabilidade, decolonialidade, indígenas, educação inclusiva

Disponível em: ProjetoCNPq(2018-2022)

Vigência do Projeto Março de 2018 a fevereiro de 2022

Coordenador do Projeto: Reinaldo Matias Fleuri

Instituição Executora: UFSC/PPGICH

Equipe  

PESQUISADORXS      
Kércia Priscilla Figueiredo Peixoto BR UFSC http://lattes.cnpq.br/5280846737918794
Juliana Akemi Andrade Okawati BR UFSC http://lattes.cnpq.br/1263917353420512
Josué Carvalho BR UFSC http://lattes.cnpq.br/3749800038682321
Rodrigo Corrêa Diniz Peixoto BR UFPA http://lattes.cnpq.br/9872938064820413
Adir Casaro Nascimento BR UCDB http://lattes.cnpq.br/1629728652577164
Beleni Salete Grando BR UFMT http://lattes.cnpq.br/2322323427528838
Severiá Idoriê Xavante BR UFMT http://lattes.cnpq.br/3442248052740281
Eliton Rufino Seára BR UFSC http://lattes.cnpq.br/5368746525848487
Ivanilde Oliveira Apoluceno BR UEPA http://lattes.cnpq.br/6486192420682817
João Colares da Mota Neto BR UEPA http://lattes.cnpq.br/6415743127554581
Maria Betânia Barbosa Albuquerque BR UEPA http://lattes.cnpq.br/6849661131305117
Sergio Roberto Moraes Corrêa BR UEPA http://lattes.cnpq.br/1347947243469780
Jacques Gauthier BR http://lattes.cnpq.br/3521404840186488
Mônica Pereira dos Santos BR UFRJ http://lattes.cnpq.br/8795823734042859
Valdo Hermes de Lima Barcelos BR UFSM http://lattes.cnpq.br/7447760896466057
Rosanna Cima IT UNIVR http://www.redemover.com.br/curriculums/Rosanna-Cima-CV.pdf
Mariateresa Muraca IT UNIVR http://lattes.cnpq.br/1031878280995937
Jorgelina Villarreal AR UNCOMA http://www.redemover.com.br/curriculums/JorgelinaVillarrealCV.pdf
Raúl Adolfo Díaz AR UNCOMA http://www.redemover.com.br/curriculums/Raul-Diaz-CV.pdf
Zayda Sierra CO UA http://scienti.colciencias.gov.co:8081/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0000025135
Bóriz Ramirez Gusmán CL UFBA http://lattes.cnpq.br/4460388414197155
José Marín PE http://www.redemover.com.br/curriculums/marin.pdf
Greer Johnson AU GRIER http://www.redemover.com.br/curriculums/Greer-Johnson-CV.pdf
Susan Monk AU GRIER https://www.griffith.edu.au/education/school-education-professional-studies/staff/academic-staff/sue-monk
Harry Van Isssum AU GRIER https://www.griffith.edu.au/education/school-education-professional-studies/staff/academic-staff/harry-van-issum
Carlos Rivera Santana AU UQ http://researchers.uq.edu.au/researcher/4454
Dora Marinova AU CUSP http://www.redemover.com.br/curriculums/doramarinova.pdf
Maria Paula Menezes MZ UEM http://ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es/maria-paula-meneses